Instruções aos autores

INFORMAÇÕES GERAIS

 Os trabalhos deverão ser escritos em Português, Inglês ou Espanhol.

Baixar "Template_Pesquisare": modelo de artigo que os autores devem utilizar para submeter seus trabalhos. 

 Os trabalhos devem ser apresentados em conformidade com o seguinte padrão:

- Texto digitado em editor compatível com Microsoft Word;

- O resumo deve estar limitado a 1.000 caracteres;

- Margens: superior: 3,0 cm; esquerda: 3,0 cm; inferior: 2,0 cm; direita: 2,0 cm;

- Fonte: Times New Roman com tamanho 10, texto justificado e com 1,5 cm de deslocamento na primeira linha do parágrafo;

- O espaçamento entre linhas deve ser de 1,0x. As páginas devem ser numeradas consecutivamente, no canto inferior direito. As linhas, os títulos e subtítulos das seções não devem ser enumerados. Os títulos das seções devem ser apresentados em negrito e os subtítulos em itálico.

- Notas e referências sobre o autor, ou título do artigo, devem ser indicadas por um asterisco (*) e não numeradas. Demais notas e referências bibliográficas deverão constar no final do texto, numeradas correlativamente.

 A respeito da citação das referências, considerar:

- Para livro:

1. a) nome do autor; b) título da obra; c) número da edição; d) local de publicação; e) nome da editora; f) data da publicação entre parênteses.

Ex.: E.F. One, A Formação do Cosmo e o Imaginário das Partículas, São Paulo: Cia. das Letras, (1990).

- Para artigo:

1. a) nome do autor; b) nome do periódico (abreviado); c) volume e/ou número do periódico; d) data, ano, da publicação entre parênteses; e) número da página inicial.

Ex.: S.P. Harris, D.M. Murray, A ciência da produção e a fábrica de ideias, Rev. Bra. Tem. 6 (1984) 47. A abreviação "Rev. Bra. Tem." corresponde ao fictício periódico Revista Brasileira do Tempo.

- Página da internet:

http://www.ufob.edu.br, acessada em Junho, (2016).

- Citações no texto:

Cada referência devidamente organizada após a seção de Agradecimentos deve ser citada sequencialmente com numeração entre colchetes.

 

ORGANIZAÇÃO DO MANUSCRITO

Os manuscritos deverão apresentar a seguinte estrutura sequencial:

- Página Inicial

Deverá conter o título do trabalho (em Português e Inglês), os nomes iniciais e finais dos autores (abreviando-se os intermediários), sua posição e afiliação institucional desde o autor principal, colaboradores até o líder de grupo de pesquisa, e o endereço completo de um dos autores para correspondência (incluindo CEP e E-mail do autor principal) e um título resumido (máximo de 60 caracteres).

- Resumo e Abstract

Deverão ser apresentados em português e inglês, de forma estruturada, contendo o modelo do estudo, objetivos, metodologia e resultados brevemente relatados bem como conclusões.

- Palavras chave: 3-5 palavras chave

- Secções “Introdução, Material e Métodos, Resultados, Discussão e Conclusões” 

- Bibliografia

As citações deverão ser apresentadas no texto por uma numeração única e consecutiva, remetendo à lista de referências ao final do trabalho, na mesma ordem em que parecem no texto. 

- Agradecimentos

Contendo, quando for o caso, as fontes de financiamento, deverão ocupar um parágrafo separado antes das referências bibliográficas, em que seja apresentado o código do referido fomento.

- Figuras, quadros e tabelas

Deverão constar no texto e dispostas de uma forma clara para o entendimento do leitor. As tabelas são numericamente organizadas, contendo o título em sua parte superior e, quando necessário, legenda explicativa na parte inferior. As figuras também são numericamente apresentadas com as legendas na parte inferior.

 

TIPOS DE MANUSCRITOS

- Artigos Originais

Referem-se a trabalhos inéditos no âmbito da pesquisa em qualquer área do conhecimento, e não ultrapassar 20 laudas digitadas em espaço simples. Em trabalhos curtos, as secções de Resultados e Discussão poderão ser fundidas.

- Revisões

Destinado à apresentação de obras que relatem uma linha temporal e progressiva em uma área específica da Ciência, com o objetivo principal de proporcionar uma visão crítica da fronteira científica à luz de um autor especialista no tema. Deverão conter no máximo 40 páginas, incluindo figuras, tabelas, esquemas e outros elementos.

- Assuntos Gerais:

Assuntos de interesse geral que intercorrelacione diversos áreas do conhecimento científico.

  PROCEDIMENTO DE SUBMISSÃO

Para submissão regular de manuscritos, revisões ou assuntos gerais, o autor deve escolher a opção "artigos";

Além do arquivo do manuscrito, é necessário uma Cover Letter, em que o autor apresenta uma breve descrição do trabalho a ser apresentado destacando o estado da arte científica além dos nomes dos potenciais revisores. Estas informações são apresentadas na seção "comentários para o editor";

A submissão do arquivo que representa o manuscrito é feita ao escolher a opção "componente do artigo".

 AVALIAÇÃO E PUBLICAÇÃO

Para avaliação peer-review, é solicitado, e também recomendado, que os autores indiquem na Cover Letter pelo menos quatro (04) potenciais pesquisadores com experiência comprovada para atuarem como revisores do manuscrito submetido.

Os autores envolvidos na elaboração da obra científica a ser publicada na Pesquisare detêm toda a responsabilidade para a obtenção de permissões de material já publicado em outros periódicos. Neste sentido, a documentação completa de reprodução de material publicado deve ser encaminhada ao corpo editorial no ato da submissão, sendo, necessário, que a reprodução seja informada na forma de legendas.