Chamada para dossiê: Abordagens Transformadoras na Educação de Jovens e Adultos

2020-07-12

O primeiro dossiê de 2021 da Pesquisa e Ensino (PqE) será com foco em Abordagens Transformadoras na Educação de Jovens e Adultos, com publicação prevista para fevereiro de 2021. Convidamos toda a comunidade acadêmica para elaborar e socializar suas pesquisas neste dossiê.

A Educação de Jovens e Adultos (EJA) se consolidou como campo de pesquisa nas últimas décadas. Os estudos desenvolvidos nessa área acompanham os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM) e a Educação para Todos (EPT), além de fazerem parte da agenda de discussão da Conferência Internacional de Educação de Adultos (CONFINTEA). Nessa perspectiva, debater as temáticas da EJA, para os educadores que
lecionam nesse contexto, tornou-se importante, devido à complexidade da modalidade. É necessário dialogar sobre as abordagens transformadoras nesse âmbito, pois contribuem com a discussão dos caminhos e das perspectivas da formação inicial e continuada de professores que ensinam na EJA, além de evidenciarem as dificuldades encontradas por esses profissionais e estudantes nos processos de ensino e aprendizagem nessa modalidade.

Com público diverso, plural e assimétrico, quase a totalidade dos educandos da EJA participa do mundo do trabalho e traz consigo conhecimentos que vão além daqueles reconhecidos como científicos, já que são produzidos fora do ambiente escolar. Esse público diverso, formado por homens e mulheres, camponeses ou urbanos, tem um acúmulo de saberes construídos por uma experiência existencial que deve ser considerada no processo educacional. Respeitando essa diversidade, o ensino dessa modalidade deve contribuir para a valorização da diversidade sociocultural, criando condições para que os educandos utilizem o conhecimento prévio e se tornem agentes da transformação de seu ambiente, participando mais ativamente no mundo do trabalho, das relações sociais, da política e da cultura.

Portanto, para este dossiê, são esperados textos com diferentes abordagens teóricas e metodológicas, orientados à transformação, para superar as desigualdades (sociais, de gênero etc.) na EJA, em uma perspectiva de educação ao longo da vida. Os textos submetidos devem apresentar resultados de pesquisas empíricas ou teóricas ou revisões críticas, sistemáticas e integrativas da produção científica e acadêmica.

Devem, sobretudo, apresentar aspectos relevantes, em um dos seguintes formatos:

(i) Artigos (textos sobre pesquisas concluídas);

(ii) Ensaios (textos sobre pesquisas em andamento);

(iii) Relato de Experiência (textos com descrição e análise de experiências efetuadas);

(iv) Revisões (textos de revisão teórica ou bibliográfica).

Diretrizes para submissão:

Envio dos textos pelo sistema da PqE: https://revistas.ufob.edu.br/index.php/pqe

Prazo para submissão prorrogado até: 30/10/2020

Publicação: Até 30/01/2021

Durante a submissão, selecionar a seção: “Dossiê: Abordagens Transformadoras na Educação de Jovens e Adultos”

Para este Dossiê, os autores deverão considerar as orientações sobre formatação do texto e as diretrizes gerais contidas no site da Revista Pesquisa e Ensino.

Editores responsáveis pelo dossiê Abordagens Transformadoras na Educação Jovens e Adultos:

Prof. Dr. Javier Díez-Palomar – Universidade de Barcelona, Barcelona, Espanha.
Prof. Dr. Jonson Ney Dias da Silva – Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia/Campus Vitória da Conquista, Bahia, Brasil.

Eventuais dúvidas sobre o dossiê: jonson.dias@uesb.edu.br

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