A pesquisa teórica em gramática e sua aplicação ao ensino de português escrito para surdos
DOI:
https://doi.org/10.53282/pqe.v4i1.1005Resumo
Este artigo versa sobre a contribuição da pesquisa teórica em gramática para o ensino de português escrito para surdos, tendo como pressuposto o fato de que os sujeitos surdos têm a Língua Brasileira de Sinais (Libras) como língua materna/natural e a Língua Portuguesa como segunda língua, adquirida na modalidade escrita, o que justifica a dificuldade que esses sujeitos encontram no desenvolvimento da língua-alvo, particularmente no contexto educacional. O trabalho se baseia na abordagem gerativa da aquisição de segunda língua (White, 2003), assim como nas discussões teóricas encontradas em Lima (2011) e Lima e Naves (2011, 2014), a respeito da aquisição de ordem dos constituintes e de concordância verbal no português escrito por surdos. Os resultados desses estudos subsidiam as reflexões sobre a elaboração de conteúdos e exercícios do material didático-pedagógico destinado a esses estudantes e à capacitação de professores de Língua Portuguesa que atuam com estudantes surdos em sala de aula.
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