Conhecimentos do conteúdo específico mobilizados por estudantes de Pedagogia sobre simetria
DOI:
https://doi.org/10.37853/pqe.e202004Resumo
Neste artigo, tomando como aporte as categorias de conhecimento docente de Shulman (1986), são analisados conhecimentos do conteúdo específico de estudantes de Pedagogia sobre simetria. Pesquisa de natureza qualitativa e quantitativa, utilizou como instrumento para coleta dos dados três situações-problema envolvendo identificar figuras simétricas; identificar o eixo de simetria e completar figuras simétricas. Os baixos índices de acerto, em todas as questões, indicam que os conhecimentos dos estudantes investigados são ainda insuficientes para trabalhar o conteúdo, mesmo em situações propostas em livros didáticos de matemática dos anos iniciais. Os dados também sinalizam para indícios de conhecimento sobre simetria de reflexão e diferentes posições do eixo, porém ainda insuficientes para resolver situações-problema. Os resultados obtidos podem fundamentar ações de ensino que impactem positivamente na formação matemática dos Pedagogos, pois o domínio dos conteúdos específicos em diversas áreas do ensino é fundamental para formação e atuação desses profissionais.
Palavras-chave: Conhecimento do professor. Simetria. Pedagogia.
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