Estudo do corpus latente da internet sobre as metodologias ativas e tecnologias digitais no ensino das Ciências

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DOI:

https://doi.org/10.37853/pqe.e202012

Resumo

As metodologias ativas e as tecnologias digitais se apresentam bastantes presentes nos processos de ensino e aprendizagem, tanto no Brasil como no mundo. Ao tratar desta temática este trabalho objetivou identificar quais artigos, por meio do corpus latente na Internet, foram elaborados em um contexto natural sobre as metodologias ativas e tecnologias digitais no ensino das Ciências. Para isso, realizamos um levantamento das publicações em língua portuguesa envolvendo a temática destacando sua relevância e aplicação. Nosso corpus de dados foi o Google Acadêmico e a análise do tipo qualitativa. Os resultados mostram que apesar de pesquisas sobre a integração dessas tecnologias estarem em um estado incipiente, observamos que as realizadas até o momento demonstram grandes benefícios que trazem para o processo de ensino e aprendizagem. Entre essas contribuições, destacamos a motivação, satisfação e autonomia. Ademais, inferimos algumas possibilidades da aprendizagem tecnológica ativa e aprendizagem personalizada no ensino das Ciências.

 

Palavras-chave: Metodologias ativas. Tecnologias digitais. Ensino das ciências. Aprendizagem tecnológica ativa. Corpus latente na internet.

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Arquivos adicionais

Publicado

2020-05-02

Como Citar

Leite, B. S. (2020). Estudo do corpus latente da internet sobre as metodologias ativas e tecnologias digitais no ensino das Ciências. Pesquisa E Ensino, 1, e202012. https://doi.org/10.37853/pqe.e202012

Edição

Seção

Artigos