Tessituras e contextos da presença das tecnologias educacionais nos projetos de curso das licenciaturas do Instituto Federal de Brasília
DOI:
https://doi.org/10.53282/pqe.v3i2.962Resumo
A formação de professores é constituída de conhecimentos socialmente construídos e de metodologias que apoiam o compartilhamento desses conhecimentos e a construção de novos saberes, associados aos projetos de homem e sociedade existentes. A dimensão metodológica sempre foi um ponto de atenção na preparação do professor para o exercício da docência, sendo as tecnologias educacionais uma dimensão importante dentro desse escopo. O objetivo central deste artigo é analisar as tessituras e contextos de utilização das tecnologias educacionais nos cursos de licenciatura, considerando os projetos de curso. A partir da análise de conteúdo, identificamos que os cursos de licenciatura do IFB abordam a temática das tecnologias educacionais em disciplinas específicas ou em conteúdos de disciplinas voltadas às práticas de ensino. Concluímos que a abordagem dessas disciplinas envolve aspectos analítico-conceituais e metodológicos, buscando uma perspectiva de unidade entre teoria e prática no processo de ensino e aprendizagem mediado pelas tecnologias.
Downloads
Arquivos adicionais
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.