https://revistas.ufob.edu.br/index.php/pqe/issue/feed Pesquisa e Ensino 2024-01-15T20:46:37-03:00 Anatália Dejane Silva de Oliveira revista.pqe@ufob.edu.br Open Journal Systems <div style="text-align: justify;" data-canvas-width="97.23600000000002"><strong>Pesquisa e Ensino, e-ISSN 2675-1933, Qualis B2,</strong> é periódico do Programa de Pós-Graduação em Ensino (PPGE) da Universidade Federal do Oeste da Bahia (UFOB). Tem como objetivo disseminar artigos inéditos cujos conteúdos sejam de interesse de estudiosos dos diversos temas relacionados aos processos de ensino, identidade e cultura escolar.</div> https://revistas.ufob.edu.br/index.php/pqe/article/view/1007 Editorial 2024-01-15T15:02:45-03:00 Aline Ribeiro Pessôa aline.pessoa@ufob.edu.br Francisco José Quaresma de Figueiredo franciscofigueiredo@ufg.br Josenilce Rodrigues de Oliveira Barreto josenilce.barreto@ufob.edu.br <p>Este dossiê, <em>Pesquisa e ensino de línguas em diferentes contextos</em>, é composto por dez artigos, e está organizado em três eixos temáticos: ensino de português em diferentes contextos; ensino de línguas adicionais; e educação inclusiva.</p> 2024-01-15T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2023 https://revistas.ufob.edu.br/index.php/pqe/article/view/997 Formação docente e ensino de língua portuguesa: onde estão os multiletramentos? 2024-01-15T13:27:59-03:00 Valéria Rios Oliveira Alves valerieletras_@gmail.com Thaís Nascimento Santana thainascimento@gmail.com <p>O presente trabalho tem como objetivo refletir acerca das orientações presentes na BNCC no que tange às práticas de linguagem da Cultura Digital, buscando discutir suas repercussões tanto nos programas dos cursos de formação de professores de Língua Portuguesa, quanto em documentos curriculares da educação básica. Para essa discussão, tomamos como aporte teórico a Pedagogia dos Multiletramentos (NLG, 1996), e trabalhos de autores como Rojo (2012), Ribeiro (2018), Bonilla; Pretto (2015), que discutem as tecnologias digitais e suas implicações para a educação. Nossas reflexões apontam para um horizonte em que a presença das tecnologias se faz cada vez mais relevante na formação e nas aulas dos professores, não apenas no uso dos dispositivos digitais, mas especialmente, na inserção em novas práticas sociais de linguagem.</p> 2024-01-15T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2024 https://revistas.ufob.edu.br/index.php/pqe/article/view/998 Cibercultura, educação e ensino: analisando a presença da cultura digital no livro didático de língua portuguesa 2024-01-15T13:36:21-03:00 Ione Araújo dos Santos ion3santos@gmail.com Denise Dias de Carvalho Sousa dsousa@uneb.br <p>A cibercultura é um fenômeno que surge a partir do desenvolvimento tecnológico da sociedade contemporânea e está presente em vários aspectos da vida, sendo fundamental para a economia, a cultura, a política e a educação. Nessa perspectiva, este texto discute os resultados de uma pesquisa realizada no Livro Didático de Língua Portuguesa (LDLP) dos Anos Finais do Ensino Fundamental II, evidenciando os aspectos de ensino, abordagem e metodologias utilizadas em relação à cultura digital no material <em>Trilhas Sistema de Ensino</em> da Editora FTD. O corpus de análise constituiu-se de 4 (quatro) módulos do LDLP do 9º ano, adotando-se como metodologia a Análise Documental, método que consiste em analisar e interpretar documentos de variados tipos. Chegou-se à conclusão de que a cibercultura tem importantes implicações para a educação, que pode ser transformada por meio do uso das tecnologias digitais, pois traz novas formas de acesso, produção e disseminação de informações. Em relação ao Livro Didático, observou-se que há uma preocupação da Editora FTD no enfoque da cultura digital e da cibercultura em seu material, ao abordar as práticas de linguagem do ambiente, os gêneros digitais, as discussões sobre o uso, as potencialidades e os limites das tecnologias digitais e da internet, assim como propostas de produções que favorecem o letramento digital dos/as estudantes.</p> 2024-01-15T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2024 https://revistas.ufob.edu.br/index.php/pqe/article/view/999 Crítica textual e ensino: análise filológica de crônicas em livros didáticos 2024-01-15T13:41:02-03:00 Bárbara Bezerra de Santana Pereira bbsantana@uneb.br <p>O presente artigo expõe o resultado da pesquisa na qual analisamos, através de parâmetros filológicos, crônicas do escritor capixaba Rubem Braga, presentes em livros didáticos de Língua Portuguesa, aprovados pelos PNLD dos anos de 1999, 2002 e 2005. Objetivamos com este trabalho analisar o processo de transmissão desse gênero textual, averiguando a existência de divergências, denominadas de variantes, entre o texto transcrito no livro didático e o que é indicado por este como referência / fonte. A partir do exercício de cotejo entre testemunhos, da identificação das variantes e suas classificações, a saber - omissão, adição, substituição e alteração da ordem (BLECUA,1983) - buscamos levantar hipóteses motivacionais para tais variantes, levando-se em consideração o contexto de produção e circulação dos materiais didáticos examinados. Constatamos, então, que o contexto discursivo do Livro Didático de Língua Portuguesa como um todo contribui para a existência de variantes textuais. A análise empreendida gerou como resultado a percepção de que existem diversas motivações para a produção dessas variantes, tais como: censura, abrandamento vocabular, fuga de aprofundamento de discussões que possam ser consideradas inadequadas ou desnecessárias ao público leitor, simplificação do texto com intuito de resumi-lo para disponibilização de espaço gráfico, correção gramatical, erro de cópia, entre outros. Com esse estudo buscamos refletir acerca da contribuição dos estudos filológicos para o campo ensino e para a prática pedagógica.</p> 2024-01-15T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2024 https://revistas.ufob.edu.br/index.php/pqe/article/view/1000 A (des)padronização no emprego do complemento relativo: ecos da NGB 2024-01-15T13:47:13-03:00 Paula Lustosa professorapaulalustosa@gmail.com Maria Teresa Tedesco Vilardo Abreu teresatedesco@uol.com.br <p>variedade padrão é “uma competência basicamente adquirida pela escola e pela via da leitura” (Azeredo, 2021, p. 27) e deve ser abordada na aula de português na escola. Dito isso, este trabalho revisita um tema que motivou a publicação da Nomenclatura Gramatical Brasileira, em 1959: “um total conflito no emprego de termos” que prejudicava exclusivamente “o estudante do curso médio (Henriques, 2009, p. 16). O objetivo deste trabalho é problematizar a falta de padronização no emprego do complemento relativo entre o texto da Nomenclatura Gramatical Brasileira, das importantes gramáticas brasileiras contemporâneas e da literatura didática com foco no Ensino Médio em tempos hodiernos. Observou-se a ausência de consenso no tratamento dos complementos verbais preposicionados entre as gramáticas analisadas e os materiais didáticos em tempos atuais. Por conseguinte, constatou-se a necessidade da continuação de debates sobre a possível alteração da Norma Gramatical Brasileira.</p> 2024-01-15T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2024 https://revistas.ufob.edu.br/index.php/pqe/article/view/1001 O ensino e aprendizagem para o letramento literário na formação docente de Letras: um estudo na Linguística Aplicada 2024-01-15T13:55:14-03:00 Rita de Cássia Souto Maior ritasoutomaior@gmail.com Andressa Laís Guedes Silva ritasoutomaior@gmail.com Lara Rani Souto Maior Siqueira Lima lara.rani.sms@gmail.com <p>Esta pesquisa está na área da linguística aplicada (Moita Lopes, 2006; Fabrício, 2006; Souto Maior, 2022; 2023), dos estudos discursivos bakhtinianos (Bakhtin, 2003; Volóchinov, 2017), da formação de professores (Pimenta, 1999; Souto Maior; Luz, 2022) e do letramento literário (Cosson, 2009; 2020; Souto Maior; Lima, 2018) Nosso objetivo é refletir sobre a formação de professores, analisando os discursos sobre ensino em interações em sala de aula e no Projeto Político do Curso de Letras da Universidade Federal de Alagoas. Metodologicamente nos inscrevemos na linha qualitativa de pesquisa (Lüdke; André, 1986; Oliveira, 2008) e na abordagem interpretativa do discurso (Souto Maior, 2022). A partir dos resultados, destacamos a noção do ensino da literatura que visa à criticidade do/a estudante ao longo de uma prática mais ativa em relação à literatura e a pluralidade de gêneros que circundam o processo de ensino e aprendizagem.</p> 2024-01-15T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2024 https://revistas.ufob.edu.br/index.php/pqe/article/view/1002 Aprendizagem colaborativa do inglês como língua adicional em Moçambique: uso de tarefas colaborativas para o desenvolvimento da fluência verbal em estudantes de turmas numerosas 2024-01-15T14:02:04-03:00 Samuel Carlos Canda samuelcanda@gmail.com Francisco José Quaresma de Figueiredo franciscofigueiredo@ufg.br <p>presente artigo visa a compreender o papel das tarefas colaborativas no desenvolvimento da fluência verbal em inglês em uma turma numerosa de uma escola secundária na cidade de Nampula, Moçambique. Em particular, pretendemos testar uma tarefa colaborativa denominada ‘chegando a um consenso’, através da técnica 1/2/6, incorporando fases de trabalho individual, em pares e grupos, realizada por quatro alunos da referida escola. O estudo enquadra-se no paradigma interpretativo, seguindo uma abordagem qualitativa. A geração de dados ocorreu por meio de um teste de fluência e entrevista semiestruturada dirigida ao professor e aos alunos. Os resultados mostram que o uso de tarefas colaborativas aumenta exponencialmente a quantidade de palavras proferidas e contribui para a redução de palavras repetidas e das pausas por minuto. Mais importante ainda, melhora as quatro competências comunicativas, em particular a estratégica, no que tange ao preenchimento das pausas com recurso às estratégias compensatórias para iniciar, terminar, manter, corrigir e redirecionar a comunicação.</p> 2024-01-15T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2024 https://revistas.ufob.edu.br/index.php/pqe/article/view/1003 Educação para a cidadania global e ensino de língua inglesa: uma sequência didática a partir do ODS 16 2024-01-15T14:07:45-03:00 Lauren Bertoglio 179169@upf.br Luciane Sturm lusturm@upf.br <p>Este estudo, de natureza qualitativa, examina o papel do inglês como língua adicional (ILA) no contexto educacional contemporâneo, em meio ao crescente interesse pelo aprendizado de idiomas. Em consonância com o debate sobre a educação para a cidadania global, discute-se as potencialidades do ILA para a formação intercultural e o desenvolvimento das capacidades de linguagem dos jovens. Tendo em mente a integração do ILA como um componente disciplinar, a discussão teórica é ilustrada por meio de uma sequência didática alinhada aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, evidenciando que é possível fomentar o agir pela linguagem para potencializar o sentimento de pertencimento cidadão dos estudantes, ao mesmo tempo em que aprendem um novo idioma. O estudo reforça a proposição de que o ensino do ILA deve ser pensado de forma crítica, a fim de contribuir para a construção de uma sociedade mais humana e justa.</p> 2024-01-15T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2024 https://revistas.ufob.edu.br/index.php/pqe/article/view/1008 O (multi)letramento literário no ensino de literatura de língua espanhola no ambiente virtual de aprendizagem 2024-01-15T15:46:27-03:00 Patricia Neyra neypato@gmail.com <p>Pesquisamos o ensino de literatura de língua espanhola na Educação a Distância (EaD). O objetivo é identificar aspectos característicos do (multi)letramento literário e elementos que propiciem a interação e a interatividade no ambiente virtual. A pesquisa está inserida na Linguística Aplicada (Moita Lopes, 2006) e fundamenta-se nas concepções de língua(gem) (Bakhtin/Volochinov, 2004), gêneros discursivos (Marcuschi, 2003), hipertexto (Santaella, 2004), letramento(s) (Soares 2012; Kleiman, 1995), letramento literário (Cosson, 2015; 2018; 2020), multiletramentos (Rojo; Moura, 2019), leitura (Orlandi, 2002; Souto Maior, 2020), literatura (CompagnoN, 2003) e EaD (Moore; Kreasley, 2004). Os dados foram gerados do Moodle, de uma disciplina de Literatura de língua espanhola 1, do curso de Letras Espanhol EaD da Universidade Federal de Alagoas. O resultado aponta um ensino de literatura voltado para um letramento literário acadêmico, fundamentado na leitura interpretativa. O ensino acontece em um ambiente virtual no qual predominam atividades que propiciam a interação e a interatividade.</p> 2024-01-15T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2024 https://revistas.ufob.edu.br/index.php/pqe/article/view/1005 A pesquisa teórica em gramática e sua aplicação ao ensino de português escrito para surdos 2024-01-15T14:18:43-03:00 Rozana Reigota Naves rnaves@unb.br Marisa Dias Lima marisalima.ufu@gmail.com Heloisa Maria Moreira de Almeida Lima Salles heloisasalles@gmail.com <p>Este artigo versa sobre a contribuição da pesquisa teórica em gramática para o ensino de português escrito para surdos, tendo como pressuposto o fato de que os sujeitos surdos têm a Língua Brasileira de Sinais (Libras) como língua materna/natural e a Língua Portuguesa como segunda língua, adquirida na modalidade escrita, o que justifica a dificuldade que esses sujeitos encontram no desenvolvimento da língua-alvo, particularmente no contexto educacional. O trabalho se baseia na abordagem gerativa da aquisição de segunda língua (White, 2003), assim como nas discussões teóricas encontradas em Lima (2011) e Lima e Naves (2011, 2014), a respeito da aquisição de ordem dos constituintes e de concordância verbal no português escrito por surdos. Os resultados desses estudos subsidiam as reflexões sobre a elaboração de conteúdos e exercícios do material didático-pedagógico destinado a esses estudantes e à capacitação de professores de Língua Portuguesa que atuam com estudantes surdos em sala de aula.</p> 2024-01-15T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2024 https://revistas.ufob.edu.br/index.php/pqe/article/view/1006 O que dizem os professores sobre a interação com estudantes surdos nas aulas de língua portuguesa do ensino médio 2024-01-15T14:22:28-03:00 Patrícia da Silva Valério patriciav@upf.br Daniela Oliveira Almeida Busch daniibusch@gmail.com <p>Este artigo é parte de uma investigação que tematizou a instauração da (inter)subjetividade entre o estudante surdo, o tradutor e intérprete de língua de sinais (TILS) e o professor de língua portuguesa. Trata-se de uma pesquisa exploratória, de natureza qualitativa, com aporte teórico na teoria da enunciação, de Émile Benveniste (1995; 2006). Para compreender como se dá a construção da (inter)subjetividade entre o estudante surdo, o tradutor e intérprete de língua de sinais (TILS) e o professor de língua portuguesa, foi realizada uma pesquisa com docentes de língua portuguesa do ensino médio que possuíam estudantes surdos incluídos em turmas regulares. A metodologia contou com a aplicação de um questionário e a realização de entrevistas semiestruturadas, a partir das quais foram levantados dados, que foram transcritos e analisados à luz da teoria eleita. Os resultados apontam para a dificuldade na construção da (inter)subjetividade entre professor x TILS x estudante surdo e para a importância da presença do TILS em razão, principalmente, da falta de proficiência do professor em Língua Brasileira de Sinais.</p> 2024-01-15T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2024