Tecnologias Digitais e Educação Escolar:
tecendo perspectivas críticas
DOI:
https://doi.org/10.53282/sulsul.v1i01.655Palavras-chave:
Tecnologias Digitais, Ecologia Cognitiva, Revisão SistemáticaResumo
Este texto, de base teórico-analítica, objetiva refletir sobre as Tecnologias Digitais enquanto meios para a produção de conhecimento no campo da Educação, à luz da ecologia cognitiva. Apresenta, como recorte epistemológico, o caráter político-filosófico dessas tecnologias, a partir de um movimento de imbricação homem-máquina, no sentido de proporcionar espaços agentivos que possibilitem novos modos de conhecer no ambiente escolar. Como itinerário metodológico, parte da realização de uma revisão integrativa, tendo como corpus publicações intelectuais oriundas das ações dos subprojetos pertencentes ao Projeto de Pesquisa Tecnologias, (Multi)letramentos e Formação de Professores. Os dispositivos para a construção de informações são as ferramentas Cirrus, Tendências e Links, que compõem a interface online Voyant Tools. Como achados deste estudo, verificamos que existe sólida produção intelectual resultante das pesquisas, de caráter interventivo, realizadas pelos integrantes do Projeto, no período de 2018 e 2019, que ratificam a importância de constituição de novas configurações sociointerativas para a construção de conhecimento, de forma colaborativa.
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