Sobre a Revista

— FOCO E ESCOPO —

Pesquisa e Ensino é uma produção científica do Programa de Pós-Graduação em Ensino (PPGE) da Universidade Federal do Oeste da Bahia (UFOB). A revista, sem fins lucrativos e com avaliação por pares, objetiva disseminar artigos inéditos cujos conteúdos sejam de interesse de estudiosos dos diversos temas relacionados aos processos de ensino, identidade e cultura escolar. Desse modo, as linhas de pesquisa da revista estão alinhadas às do PPGEns: a) ensino, formação docente e prática pedagógica; b) ensino, memória e identidade.

Assim, a Pesquisa e Ensino tem interesse por: investigações que focalizam concepções teórico-metodológicas sobre ensino e formação docente no âmbito da Educação Básica e da Educação Superior; estudos sobre práticas pedagógicas, identificando desafios e possibilidades para inovações nos processos de ensino e de aprendizagem em diferentes áreas do conhecimento; pesquisas que estudam estudar abordagens teórico-metodológicas sobre ensino, memória e identidade e suas inter-relações com os processos de aprendizagem no contexto da escola, bem como discussões contemporâneas sobre currículo, cultura e sociedade.

A proposta editorial prefere artigos científicos, inéditos no Brasil e no exterior, da área de Ensino e artigos que promovam diálogo entre essa área, Educação e outras correlatas. São aceitos artigos que apresentem resultados de pesquisas empíricas ou teóricas ou revisões críticas, sistemáticas e integrativas da produção científica e acadêmica. O periódico também publica traduções, entrevistas e dossiês temáticos. Os manuscritos podem ser redigidos em português, espanhol, inglês ou francês.

— PROCESSO DE AVALIAÇÃO PELOS PARES—

Os manuscritos submetidos à publicação serão encaminhados à avaliação de dois ou mais membros do Conselho Científico ou do Comitê de Pareceristas ad hoc. A seleção dos pareceristas é realizada pelo Editor considerando a temática do texto enviado, a capacidade técnica específica dos pareceristas e a falta de conflito de interesses. A análise é conduzida por pares, em duplo cego, sendo possível um dos seguintes resultados: Aprovado (publicação conforme submetido); Correções obrigatórias (com adequações obrigatórias); e Recusado (rejeitado para publicação).

Após a avaliação, os autores serão informados acerca da decisão final relativa ao texto submetido e sobre os procedimentos para publicação. O Editor produzirá comunicado definitivo (carta ou mensagem eletrônica específica) somente quando o texto enviado já foi avaliado e recebeu pareceres finais (aprovação ou reprovação).

A Revista não cobra taxas de envio e nem de publicação.

 — PERIODICIDADE —

A partir da sua criação, Pesquisa e Ensino adotou a publicação contínua (rolling pass). Desse modo, os artigos são publicados após sua aprovação e diagramação. Contudo, o Expediente definitivo, contendo o Sumário e o Editorial, é publicado no fechamento do volume.

— POLÍTICA DE ACESSO LIVRE —

Pesquisa e Ensino disponibiliza acesso livre imediato ao seu conteúdo, conforme o princípio de que oferecer de forma gratuita o conhecimento científico, favorece significativamente o processo de democratização da ciência.

 — PROGRAMA ANTIPLÁGIO —

Pesquisa e Ensino utiliza o CopySpider como programa de detector de plágio, objetivando testar conteúdos sob o crivo de existência de cópias indevidas. Um documento possui cópias indevidas quando adapta ou transcreve trechos de outros documentos sem apresentar citações de referências bibliográficas.