Chamada para dossiê - Narrativas e práticas: educação em tempos de pandemia

2020-07-18

O segundo dossiê de 2021 da Pesquisa e Ensino (PqE) será com foco em Narrativas e práticas: educação em tempos de pandemia, em contextos de todos os níveis e modalidades de ensino, com a publicação prevista para abril de 2021. Convidamos toda a comunidade acadêmica para elaborar e socializar suas pesquisas neste Dossiê.

O isolamento em tempos de pandemia tem produzido medos, ansiedades, tensões, que afetam física e emocionalmente todos nós. Mesmo diante dessa realidade, há uma cobrança de os professores construírem novas formas de realização de suas atividades docentes, com o uso de tecnologias para comunicação, entre outros instrumentos, para efetivação de suas ações pedagógicas com os estudantes. Esse cenário de mudanças repentinas nas formas de comunicação nos diversos espaços escolares tem mobilizado os professores a repensarem propostas, a partir de ações individuais e coletivas, que garantam o direito à educação para todos. Contudo, no Brasil, a realidade de exclusão digital que vivemos pode ampliar a exclusão social já existente.

Nesse período, também, é notável o engajamento de muitas instituições no desenvolvimento de ações para o enfrentamento da pandemia ampliando as possibilidades de atuação junto às suas comunidades. Tendo em vista colaborar com o debate, a revista Pesquisa e Ensino propõe a publicação de um dossiê que articule e subsidie as discussões que envolvem as ações dos professores nos diversos espaços escolares e modalidades de ensino em tempos de pandemia. Trata-se de um espaço para diálogos e reflexões sobre as diversas experiências vivenciadas pelos professores a partir de ações coletivas e individuais.

Os novos cenários educacionais podem apresentar grandes potencialidades para as práticas pedagógicas e produção de conhecimento. Assim, a proposta do dossiê busca novas potências por meio de algumas indagações: Quais propostas pedagógicas têm surgido nestes tempos de pandemia? Elas garantem o direito à educação aos alunos que não possuem acesso e/ou domínio às tecnologias? Como têm sido às práticas docentes? Quais são as propostas que inovam, na tentativa de incluir todos os alunos? Como os docentes têm reorganizado suas atividades? Quais são essas novas experiências? Como se articulam o cenário político atual, o trabalho docente, a estrutura física e emocional docente e o acesso digital? Como se articulam as Tecnologias de Informação e Comunicação, o isolamento social, o ensino-aprendizagem e a saúde? Como as ações de pesquisa e extensão nas instituições de ensino têm colaborado com o enfrentamento da pandemia? Como é possível pensar novas formas de relações entre os sujeitos em seus contextos escolares e para além dele no cenário de isolamento social?

Acreditamos que esse momento de reflexão, poderá auxiliar os profissionais da educação a repensarem suas práticas, em busca de uma educação mais inclusiva, mais equânime. Desse modo, nossa perspectiva é de captar as narrativas dos docentes que têm vivenciado esses tempos de incertezas e poder contribuir com novas reflexões, que auxiliem muitos profissionais que têm sido afetados pela pandemia a encontrar novas potencialidades de vida e de educação.

Assim, os textos submetidos devem apresentar resultados de pesquisas empíricas ou teóricas ou revisões críticas, sistemáticas e integrativas da produção científica e acadêmica. 

Devem, sobretudo, apresentar aspectos relevantes, em um dos seguintes formatos:

(i) Artigos (textos sobre pesquisas concluídas);

(ii) Ensaios (textos sobre pesquisas em andamento);

(iii) Relato de Experiência (textos com descrição e análise de experiências efetuadas);

(iv) Revisões (textos de revisão teórica ou bibliográfica).

Diretrizes para submissão:

Envio dos textos pelo sistema da PqE: https://revistas.ufob.edu.br/index.php/pqe

Período de submissão: 25/08/2020 a 15/12/2020 (prorrogado)

Publicação: Abril de 2021

Durante a submissão, selecionar a seção: “Dossiê - Narrativas e práticas: educação em tempos de pandemia

Para este Dossiê, os autores deverão considerar as orientações sobre formatação do texto e as diretrizes gerais contidas no site da Revista Pesquisa e Ensino.

Editores responsáveis pelo Dossiê Narrativas e práticas: educação em tempos de pandemia

Profa. Dra. Beatris Cristina Possato – Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais (IF SUDESTE MG), Minas Gerais, Brasil

Profa. Dra. Ilaine da Silva Campos – Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Minas Gerais, Brasil

Prof. Dr. Joubert Lima Ferreira – Universidade Federal do Oeste da Bahia (UFOB), Bahia, Brasil

Eventuais dúvidas sobre o dossiê: joubert.ferreira@ufob.edu.br

>> Baixe aqui o texto completo da chamada <<