Sexualidade e Gênero na atual BNCC: possibilidades e limites

Autores

  • Solange Aparecida de Souza Monteiro Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP)
  • Paulo Rennes Marçal Ribeiro Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP) http://orcid.org/0000-0002-1552-5702

DOI:

https://doi.org/10.37853/pqe.e202011

Resumo

O debate acerca de questões envolvendo Gênero e Sexualidade vem ganhando força e, sobretudo, atenção em diferentes espaços e círculos sociais. Esses questionamentos conjugam-se com a luta pelos direitos humanos, pela democracia e, também, pela educação consciente. É sobre este último aspecto que o presente artigo visa discutir, afinal sabe-se de grandes feitos conquistados sobre a rubrica dos temas supracitados e, a partir disso, surge o seguinte questionamento: a expansão dos movimentos feministas e das discussões de Gênero e Sexualidade tem fornecido impactos relevantes para a educação? Para responder essa pergunta, optou-se por avaliar o atual documento normativo da Educação Básica, a Base Nacional Comum Curricular – BNCC, conjecturando analisar se há progresso ou declínio no tratamento de questões envolvendo Gênero e Sexualidade.

 

Palavras-chave: BNCC. Gênero. Sexualidade. Educação sexual.

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Arquivos adicionais

Publicado

2020-05-01

Como Citar

Monteiro, S. A. de S., & Ribeiro, P. R. M. (2020). Sexualidade e Gênero na atual BNCC: possibilidades e limites. Pesquisa E Ensino, 1, e202011. https://doi.org/10.37853/pqe.e202011

Edição

Seção

Artigos