Memórias e Histórias: a formação de professores de Matemática em Montes Claros – MG (1960-1990)

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DOI:

https://doi.org/10.37853/pqe.e202009

Resumo

Esta pesquisa de doutorado teve como objetivo investigar a história da formação de professores de Matemática no norte de Minas Gerais, no curso de licenciatura da atual Universidade Estadual de Montes Claros – UNIMONTES.  O período focalizado se estende da década de 1960 até a década de 1990. Utilizamos a metodologia da História Oral, segundo os parâmetros do Grupo História Oral e Educação Matemática (GHOEM), integrando o projeto por ele desenvolvido de mapeamento da formação e atuação de professores de Matemática no Brasil. O exame das entrevistas realizadas nos mostra uma grande busca pela ampliação do quadro de professores graduados para atuar na Educação Básica e, também, que os alunos tornaram-se professores do curso/instituição que os havia formado.

 

Palavras-chave: História. Formação de professores. Educação matemática.

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Arquivos adicionais

Publicado

2020-04-11

Como Citar

Almeida, S. P. N. de C. e, & Gomes, M. L. M. (2020). Memórias e Histórias: a formação de professores de Matemática em Montes Claros – MG (1960-1990). Pesquisa E Ensino, 1, e202009. https://doi.org/10.37853/pqe.e202009

Edição

Seção

Artigos