Uma viagem sob o olhar de um geômetra
DOI:
https://doi.org/10.37853/pqe.e202007Resumo
Neste artigo apresenta-se uma pesquisa qualitativa de cunho teórico, cujo objetivo foi analisar o olhar do geômetra formador ao realizar uma viagem, observar determinados fatos, objetos, cenários, etc. e associá-los a conteúdos matemáticos. A partir dessas observações e dos registros coletados, buscou-se visualizar em que medida conteúdos específicos de Geometria podem ser conectados a outros de Matemática. Foram realizadas quatro incursões: a primeira conectou as cúspides do Cálculo com a fachada de um edifício; a segunda visualizou uma cobertura atípica de uma casa em forma cônica; a terceira evocou Gauss e sua curvatura gaussiana na visualização das linhas decorrentes do degelo do Monte Aconcágua e, finalmente, a quarta comparou a parábola e a catenária em um pórtico de acesso a uma cidade. As conexões estabelecidas fornecem indicativos de possibilidades didáticas de uso de Geometria para formação de professores de Matemática e são amparadas teoricamente.
Palavras-chave: Visualização. Geometria. Cúspide e catenária. Curvatura gaussiana e média. Educação geométrica.
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