Análise de fenômenos físicos em vídeos: uma proposta de ensino associada ao uso de smartphones em sala de aula

Autores

DOI:

https://doi.org/10.37853/pqe.e202031

Resumo

Este artigo, de maneira geral, descreve o uso da metodologia ativa tipo predizer, observar e explicar (POE) atrelada ao uso de aplicativos de análise de vídeo, sendo utilizado em um ambiente típico de sala de aula. Temos como objetivo do trabalho, desenvolver e analisar uma sequência de aulas investigativas para serem aplicadas no 1º ano do ensino médio. Foi desenvolvido uma sequência de 10 aulas investigativas, contendo um questionário pré e pós-teste, atividades quebra gelo, visita à praça de Ciências, experimentos em sala de aula, privilegiando o uso das tecnologia de informação e comunicação livres. Incentivamos nossos a aluno a filmar e analisar seu próprios vídeos em sala de aula. Desse modo aplicamos o uso do método ativo em 3 etapas: Predizer; Observar; e Explicar, que busca a superação das concepções espontâneas, conhecimentos pré existentes na sua estrutura cognitiva. Por fim vale ressaltar aderências dos alunos neste tipo de atividade, ocorreu uma mudança no perfil conceitual, elencamos a busca pelo protagonismo estudantil.

Palavras-chave: Aplicativo VidAnalysis. Método POE. Cinemática. Concepções alternativas.

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Arquivos adicionais

Publicado

2020-09-29

Como Citar

Gagno Júnior, F., & Brozeguini , J. da C. . (2020). Análise de fenômenos físicos em vídeos: uma proposta de ensino associada ao uso de smartphones em sala de aula. Pesquisa E Ensino, 1, e202031. https://doi.org/10.37853/pqe.e202031

Edição

Seção

Dossiê: Tecnologias e Metodologias Ativas nos processos de ensino e aprendizagem