Ensino de língua na Educação de Jovens e Adultos em situação de privação de liberdade de Santa Catarina: entre avanços e lacunas
DOI:
https://doi.org/10.37853/202108Resumo
Este artigo, para além de apresentar as indicações para o ensino de Língua presentes nos documentos que orientam a Educação de Jovens e Adultos em situação de privação de liberdade no Estado de Santa Catarina - a Proposta Curricular de Santa Catarina (2014); o Plano estadual de educação em prisões 2016-2026: educação, prisão e liberdade, diálogos possíveis (2017) e o Projeto Político-Pedagógico – CEJA Centro Florianópolis (2018, 2019) -, busca, considerando a Teoria Histórico-Cultural como fundamento, discutir os distanciamentos teórico-metodológicos presentes nos documentos e a ausência significativa de orientações específicas para o ensino de Língua Portuguesa/Materna neles. Nesse sentido, este artigo compromete-se também a pensar sobre as possibilidades e os limites da formação humana integral em linguagem na educação, promovida no sistema prisional catarinense, de acordo com os encaminhamentos documentais, que tenha como o enfoque na humanização.
palavras-chave: Ensino de língua. Formação humana integral. Humanização. Privação de liberdade.
Downloads
Referências
Alvisi, C. & Pacheco e Zan, D. D. (2011). Cárcere, Currículo e o Cotidiano Prisional: desafios para o direito humano à educação. Políticas Educativas – Poled, 5(1), 32-44. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/Poled/article/view/35731/23233.
Bakhtin, M. M. (2010) [1979]. Marxismo e filosofia da linguagem: problemas fundamentais do método sociológico na ciência da linguagem. São Paulo: Hucitec.
Borges Fagundes, L., & da Silva Thiesen, J. (2021). Proposta Curricular da Educação de Jovens e Adultos de Florianópolis: produção e participação docente. Pesquisa E Ensino, 2(2), 202105. https://doi.org/10.37853/202105
Brasil, Ministério da Educação (MEC) & Secretaria de Educação Fundamental. (2002). Proposta Curricular para a educação de jovens e adultos: segundo segmento do ensino fundamental: 5a a 8a série. Brasília.
Britto, L. P. L. (2003). Contra o consenso: cultura escrita, educação e participação. Campinas: Mercado de Letras.
Duarte, N. (2018) O currículo em tempos de obscurantismo beligerante. Revista Espaço do Currículo, 2(11), pp.139-145. Portal de Periódicos UFPB. Disponível em: http://dx.doi.org/10.22478/ufpb.1983-1579.2018v2n11.39568.
Ferreira, A. Jr. & Bittar, M. (2008). A educação na perspectiva marxista: uma abordagem baseada em Marx e Gramsci. Interface: Comunicação, Saúde, Educação. 12(26), pp. 635-646. Disponível em: http://dx.doi.org/10.1590/S1414-32832008000300014.
Florianópolis. (2019). Projeto Político-pedagógico do CEJA Florianópolis/SC. Disponível em: https://docs.google.com/document/d/1TGKXVHRaI2Ds2MvFwlVeNcrVvfkOCEt7Nssa_ED0rho/edit?usp=sharing.
Florianópolis. (2018). Projeto Político-pedagógico do CEJA Florianópolis/SC. Disponível em: https://docs.google.com/document/d/1OpfMeKZeHqpX7x9tXyh8zzAb0cXqiP2ZKPFTb62_EWc/edit?usp=sharing.
Garcia, D. C. S. (2018). Cultura escrita e educação escolar em espaço de privação de liberdade: (im)possibilidades de uma formação humana integral. Dissertação de Mestrado em Linguística. Florianópolis: Universidade Federal de Santa Catarina. Disponível em: http://www.bu.ufsc.br/teses/PLLG0736-D.pdf.
Geraldi, J. W. (2003). Conversa com João Wanderley Geraldi. In Xavier, A. C. & Cortez, S. (Orgs.). Conversas com linguistas: virtudes e controvérsias da linguística. São Paulo: Parábola Editorial.
Ireland, T. (2012). Educação em prisões no Brasil: direito, contradições e desafios. Em Aberto. 24(86), pp. 19-39. Brasília. Disponível em: http://emaberto.inep.gov.br/index.php/emaberto/article/view/2324/2287.
Julião, E. F (Org.). (2013). Educação para Jovens e Adultos em situação de restrição e privação de liberdade: Questões, avanços e perspectivas. Jundiaí: Paco Editorial.
Libâneo, J. C. (2002). Didática: velhos e novos temas. Edição do autor. Disponível em: https://bit.ly/2oQtpmA.
Marsiglia, A. C. G. (2011). A prática pedagógica histórico-crítica na educação infantil e ensino fundamental. Campinas: Autores Associados.
Nakayama, A. R. (2011). O Trabalho de professores/as em espaço de privação de liberdade: necessidades de formação continuada. 2011. Dissertação de mestrado em Educação. Florianópolis: Universidade Federal de Santa Catarina. Disponível em: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/94745.
Narciso, Carolina Fabricia. Ensino de língua na Educação De Jovens E Adultos em situação de privação de liberdade: elementos para pensar a formação humana a partir de uma abordagem histórico-cultural. 2019. Tabralho de Conclusão de Curso de Graduação em Língua Portuguesa e Literaturas. Florianópolis: Universidade Federal de Santa Catarina. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/203429
Onofre, E. M. C. (2011). A escola da prisão como espaço de dupla inclusão: no contexto e para além das grades. Polyphonía, Goiás, 22(1), pp. 109-120. Disponível em: https://www.revistas.ufg.br/sv/article/download/21212/12440/.
Onofre, E. M. C. (2002). Educação escolar de adultos em privação de liberdade: limites e possibilidades. In: Reunião Anual da Anped, 31, 2008. Trabalho. Caxambu. pp. 1 - 14. Disponível em: http://anped.org.br/sites/default/files/gt18-4794-int.pdf.
Salomão, M. (2003). Conversa com Margarida Salomão. In: Xavier, A. C. & Cortez, S. (Orgs.). Conversas com linguistas: virtudes e controvérsias da linguística. São Paulo: Parábola Editorial.
Santa Catarina. (2019). Currículo Base da Educação Infantil e do Ensino Fundamental do Território Catarinense. Florianópolis, SED, 2019. Disponível em: http://www.sed.sc.gov.br/professores-e-gestores/30440-curriculo-base-da-educacao-infantil-e-do-ensino-fundamental-do-territorio-catarinense-3.
Santa Catarina. (2017). Plano estadual de educação em prisões 2016-2026: educação, prisão e liberdade, diálogos possíveis. Cardenuto, H. H. R. (Org.). Florianópolis: DIOESC. Disponível em: http://www.sed.sc.gov.br/documentos/programa-privacao-espacos-de-liberdade/legislacao-estadual-2/6152-plano-estadual-de-educacao-em-prisoes-online-ioesc/file.
Santa Catarina. (2014). Proposta Curricular de Santa Catarina: formação integral na educação básica. Florianópolis: SED. Disponível em: http://www.sed.sc.gov.br/documentos/ensino-89/proposta-curricular-156/4326-proposta-curricular-final.
Saviani, D. (1984). Sobre a natureza e especificidade da educação. Em Aberto, Brasília, 3(22),1-6. Disponível em: http://www.emaberto.inep.gov.br/ojs3/index.php/emaberto/article/view/1886/1625.
Weedwood, B. (2002). História concisa da linguística. [trad.] Marcos Bagno. São Paulo: Parábola Editorial.