O desafiante cenário educacional com a Covid-19: metodologias ativas e tecnologias digitais em debate

Autores

DOI:

https://doi.org/10.37853/pqe.e202039

Resumo

A pandemia provocada pela Covid-19 atacou, de forma contundente, o modelo educacional até então vigente, mudando paradigmas conhecidos do processo de ensino-aprendizagem. As mudanças vão desde o uso das ferramentas, das metodologias centradas na figura do professor até o espaço físico onde o processo ocorre. Esse panorama disruptivo conduziu o objetivo deste artigo que é analisar as mudanças ocorridas na educação, destacando o papel das metodologias ativas e o uso das tecnologias digitais nesse novo cenário, sem deixar de contextualizar com as condições socioeconômicos que impactam o modo de fazer educação. Para tanto, tem-se uma pesquisa qualitativa, descritiva e exploratória, com fontes secundárias, de origem bibliográfica e documental. Buscamos assim, problematizar as possíveis saídas para o ensino-aprendizagem considerando os impactos e os recursos disponíveis trazendo inclusive o modelo educacional finlandês como exemplo, apontando alternativas com uso eficiente das TDIC’s e das metodologias ativas de forma a reduzir os abismos socioeducacionais.  

Palavras-chave: Desafios. Educação contemporânea. Tecnologias digitais. Metodologias ativas.

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Arquivos adicionais

Publicado

2020-10-17

Como Citar

Rebelo, L. M. B., Aracaty e Silva, M. L., & Nascimento, A. P. de M. do. (2020). O desafiante cenário educacional com a Covid-19: metodologias ativas e tecnologias digitais em debate. Pesquisa E Ensino, 1, e202039. https://doi.org/10.37853/pqe.e202039

Edição

Seção

Dossiê: Tecnologias e Metodologias Ativas nos processos de ensino e aprendizagem