Cultura escolar da Educação de Jovens e Adultos de Florianópolis (SC): a reunião de planejamento na pesquisa como princípio educativo
DOI:
https://doi.org/10.37853/202113Resumo
A Educação de Jovens e Adultos (EJA) da cidade de Florianópolis (SC) funciona tendo a Pesquisa como Princípio Educativo (PPE). Isso representa uma série de mudanças nas formas de compreensão e nas práticas dos professores que trabalham nesse contexto específico. Por meio, principalmente, da categoria de cultura escolar, conceituada através dos trabalhos de Julia (2001) e Viñao Frago (2006), este artigo tem por objetivo apresentar, descritivamente, algumas características de um momento inerente ao funcionamento da EJA em Florianópolis: a reunião de planejamento. Para isso foram utilizadas metodologias de pesquisa do tipo etnográfica com observações de campo e metodologias de história oral em que foram entrevistados os professores que atuavam nesse contexto. Como conclusão dessa pesquisa é possível afirmar que as reuniões de planejamento, tal como são concebidas na EJA de Florianópolis, proporcionam de forma institucionalizada um momento raro de trocas e diálogos entre professores, isso gera resultados positivos para o trabalho dos docentes e torna possíveis as ações educativas com os estudantes via PPE.
Palavras-chave: Educação de jovens e adultos. Cultura escolar. Pesquisa como princípio educativo.
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