Formação docente, construção do conhecimento histórico escolar e metodologias ativas: relato de experiência
DOI:
https://doi.org/10.37853/pqe.e202042Resumo
O impacto das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC) nos distintos âmbitos da vida social, requer da escola um constante repensar sobre suas metodologias para possibilitar que alunos construam novos caminhos de ensino e aprendizagem. Muitas vezes, a limitada formação dos professores em relação ao domínio das TDIC, ou mesmo o inacesso a tais ferramentas, impossibilita que conteúdos escolares sejam suficientemente explorados a partir das tecnologias digitais. Diversos estudos sobre ensino de história nas últimas décadas salientam a formação de um aluno capaz de se compreender enquanto sujeito histórico, de sua identidade e ciente de seu papel social no mundo ao qual se insere. Assim, pensar em um currículo que atrele o ensino de História e tecnologias faz-se necessário. O presente artigo apresenta o relato de experiência de um curso de extensão voltado a professores da rede básica, bem como a graduandos da licenciatura em História da Universidade Federal do Oeste da Bahia (UFOB), ocorrido no segundo semestre do ano de 2019. Por meio de debates sobre teoria e prática, possibilidades metodológicas foram pensadas conjuntamente para que a tecnologia digital possa ser utilizada em sala de aula, visando a produção do conhecimento histórico escolar. Desse modo, as Metodologias Ativas foram abordadas a partir de suas possibilidades e limites, levando em consideração a realidade da educação básica de Barreiras/Bahia.
Palavras-chave: Ensino de história. Metodologias ativas. Tecnologias digitais da informação e comunicação. Relato de experiência.
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