A competência crítica em Metodologias Ativas: uma abordagem por meio de Modelagem Matemática

Autores

DOI:

https://doi.org/10.37853/pqe.e202043

Resumo

As propostas pedagógicas devem abrir espaço para a análise e reflexão de situações cotidianas. Para que isso ocorra, é necessário que as atividades sejam preparadas com base em Metodologias Ativas. Este artigo tem como objetivo discutir como a competência crítica se fez presente numa atividade de Modelagem Matemática realizada em uma turma de 32 alunos do 1º ano do Ensino Médiode uma escolar particular do interior de São Paulo. Como encaminhamento metodológico para análise e validação das discussões estabelecidas entre os alunos e com a professora, recorremos à abordagem qualitativa, por meio da análise do Discurso do Sujeito Coletivo. A competência crítica foi praticada com base em dois tipos de crítica, a sociopolítica e a epistemológica. A crítica sociopolítica caracteriza-se por uma análise das  estruturas sociais (problemáticas, sob seus pontos de vista) para o fenômeno estudado. Já a crítica epistemológica refere-se às ponderações sobre o modelo construído, levando em consideração os procedimentos, os processos e os resultados alcançados.

Palavras-chave: Metodologias ativas. Modelagem matemática. Competência crítica.

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Biografia do Autor

Andréa Pavan Perin, Faculdade de Tecnologia de Itapetininga (FATEC)

PhD in Mathematics Education by UNESP - Rio Claro campus, Master in Education by UNIMEP, Bachelor of Science with a Mathematics Degree from the Methodist University of Piracicaba. Professor of Statistics at the Faculty of Technology of Itapetininga (FATEC).

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Arquivos adicionais

Publicado

2020-10-18

Como Citar

Pavan Perin, A., & Campos, C. R. (2020). A competência crítica em Metodologias Ativas: uma abordagem por meio de Modelagem Matemática. Pesquisa E Ensino, 1, e202043. https://doi.org/10.37853/pqe.e202043

Edição

Seção

Dossiê: Tecnologias e Metodologias Ativas nos processos de ensino e aprendizagem