Proposta Curricular da Educação de Jovens e Adultos de Florianópolis: produção e participação docente
DOI:
https://doi.org/10.37853/202105Resumo
O presente texto busca analisar a participação docente na produção da atual Proposta Curricular para o II segmento da EJA de Florianópolis, a qual está fundamentada na Pesquisa como Princípio Educativo (PPE) e se encontra inserida no movimento da Política Curricular da Rede Municipal de Ensino (RME) de Florianópolis. O estudo empírico-teórico se dá por meio da análise do discurso e de conteúdo dos dados obtidos a partir dos documentos curriculares produzida na RME nos anos de 2000 - 2016 e das entrevistas pré-estruturadas realizadas com profissionais da EJA municipal e, utiliza a abordagem do ciclo de políticas de Stephen Ball e Richard Bowe. Esperamos que a pesquisa possa contribuir para a compreensão da participação docente na produção de proposta curricular para a EJA que pretende ser transformadora, na medida em que evidencia a importância de se construir currículos na perspectiva democrática e sob o viés da gestão participativa.
Palavras-chave: Educação de jovens e adultos. Participação. Políticas curriculares.
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