A produção de texto no livro didático da Educação de Jovens e Adultos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.37853/202135

Resumo

Este artigo tem como objetivo analisar duas propostas de produção textual presentes no livro “Caminhar e Transformar”, destinado aos anos finais do ensino fundamental, na modalidade da Educação de Jovens e Adultos. Para tal análise, foi elaborada uma ficha baseada na concepção de ensino presente nos documentos oficiais e na contribuição de autores que trabalham com o livro didático e com o ensino, como Lajolo (1996), Rojo e Batista (2003) e Bunzen (2011), e com a linguagem, entre eles Bakhtin (1981) e Marcuschi (2008). Este artigo é um recorte de uma pesquisa de mestrado, apresentando uma abordagem interpretativista. A partir da análise realizada, foi possível constatar que as propostas estão organizadas por gêneros e que a tecnologia e os gêneros digitais, tal como os gêneros orais, foram mal aproveitados.

Palavras-chave: Livro didático. Educação de jovens e adultos. Produção textual.

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Arquivos adicionais

Publicado

2021-05-07

Como Citar

Merli, R. C., & Santana, A. C. M. . (2021). A produção de texto no livro didático da Educação de Jovens e Adultos . Pesquisa E Ensino, 2(2), 202135. https://doi.org/10.37853/202135

Edição

Seção

Dossiê: Abordagens Transformadoras na Educação Jovens e Adultos