Educação para a Educação Digital e Remota: relato da experiência de formação dos professores do IFRS - Campus Porto Alegre

Autores

DOI:

https://doi.org/10.37853/202129

Resumo

Este relato de experiência aborda a ação de formação desenvolvida para os docentes do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Porto Alegre, entre os meses de junho e agosto de 2020. Onze oficinas com temáticas abrangendo tecnologias digitais na educação e metodologias ativas foram conduzidas por meio de plataformas online, atingindo 75% do segmento docente do IFRS - Campus Porto Alegre. O contexto para a concepção da ação de formação, o planejamento, o desenvolvimento e a avaliação das oficinas são apresentados neste manuscrito. A exitosa ação propiciou aos docentes formação para atender às peculiaridades da adoção de tecnologias digitais para o ensino remoto, que se impôs em decorrência da pandemia de COVID-19, servindo de estímulo para que atividades de educação digital sejam adotadas, também, em outras instituições de ensino.

Palavras-chave: Formação docente. Educação digital e remota. Tecnologia educacional. Metodologia do ensino a distância.

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Biografia do Autor

Márcia Bündchen, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) – Campus Porto Alegre

Doutora em Ecologia e Conservação (UFPR). Professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) – Campus Porto Alegre. Rio Grande do Sul, Brasil.

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Arquivos adicionais

Publicado

2021-04-09

Como Citar

Nichele, A. G., Cé Luft, G. F., Borges, K. S., & Bündchen, M. (2021). Educação para a Educação Digital e Remota: relato da experiência de formação dos professores do IFRS - Campus Porto Alegre. Pesquisa E Ensino, 2(2), 202129. https://doi.org/10.37853/202129

Edição

Seção

Dossiê - Narrativas e práticas: educação em tempos de pandemia