Educação para a Educação Digital e Remota: relato da experiência de formação dos professores do IFRS - Campus Porto Alegre
DOI:
https://doi.org/10.37853/202129Resumo
Este relato de experiência aborda a ação de formação desenvolvida para os docentes do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Porto Alegre, entre os meses de junho e agosto de 2020. Onze oficinas com temáticas abrangendo tecnologias digitais na educação e metodologias ativas foram conduzidas por meio de plataformas online, atingindo 75% do segmento docente do IFRS - Campus Porto Alegre. O contexto para a concepção da ação de formação, o planejamento, o desenvolvimento e a avaliação das oficinas são apresentados neste manuscrito. A exitosa ação propiciou aos docentes formação para atender às peculiaridades da adoção de tecnologias digitais para o ensino remoto, que se impôs em decorrência da pandemia de COVID-19, servindo de estímulo para que atividades de educação digital sejam adotadas, também, em outras instituições de ensino.
Palavras-chave: Formação docente. Educação digital e remota. Tecnologia educacional. Metodologia do ensino a distância.
Downloads
Referências
Area, M., & Guarro, A. (2012). La alfabetización informacional y digital: fundamentos pedagógicos para laenseñanza y elaprendizaje competente. Revista Española De Documentación Científica, 35(Monográfico), 46–74. Disponível em: https://doi.org/10.3989/redc.2012.mono.977.
Borges, K. S., Nichele, A. G., & Menezes, C. S. de (2016). Formação continuada de professores através de Comunidades de Prática: um estudo de caso. Revista Brasileira de Informática na Educação, 24, 13-21. Disponível em:http://dx.doi.org/10.5753/rbie.2016.24.02.13.
Daniel, S.J. (2020). Education and the COVID-19 pandemic. Prospects, 49, 91–96. Disponível em: http://doi.org/10.1007/s11125-020-09464-3.
Dias, R. M. da C., & Brandemberg, J. C. (2021). Vicissitudes de um fazer investigativo em tempos de pandemia: uma narrativa da pós-graduação. Pesquisa E Ensino, 2(2), 202123. https://doi.org/10.37853/202123
Dias, C., Vilhena, V., Pereira, F., Rodrigues, P., Silva, B., & Silva, T. (2020). Formação de professores da Educação Básica para uso das ferramentas Google na educação: uma experiência extensionista em tempos de pandemia. Anais do XXVI Workshop de Informática na Escola, 349-358. Disponível em: https://doi.org/10.5753/cbie.wie.2020.349.
IFRS (2020). Em reunião extraordinária do Consup, IFRS mantém suspensão de atividades presenciais. Disponível em:https://ifrs.edu.br/ifrs-vai-analisar-proposta-sobre-atividades-academicas-nao-presenciais/.
Nobre, A., & Rodrigues, C. (2020). Experiências da Formação do Docente do Ensino Superior no Google Classroom em Tempos da Pandemia da COVID-19. Anais do XXVI Workshop de Informática na Escola, 339-348. Disponível em: https://doi.org/10.5753/cbie.wie.2020.339.
Oliveira, R. M. de, Corrêa, Y., & Morés, A. (2020). Ensino remoto emergencial em tempos de Covid-19: formação docente e tecnologias digitais. Revista Internacional de Formação de Professores (RIFP), v. 5, e020028, 1-18. Disponível em:https://periodicoscientificos.itp.ifsp.edu.br/index.php/rifp/article/view/179.
Porlán, I. G. (2014). Perfil delprofesoruniversitarioespañolen torno a lascompetenciasentecnologías de lainformación y lacomunicación. Pixel-Bit Revista de Medios y Educación, Sevilla, España, 44, 51-65. Disponível em: https://doi.org/10.12795/pixelbit.2014.i44.04.
Pretto, N. De L., & Riccio, N. C. R. (2010). A formação continuada de professores universitários e as tecnologias digitais. Educa, 37, 153-169.
Reimers, F. M., & Schleicher, A. (2020). A framework to guide an education response to the COVID-19 Pandemic of 2020. Paris: OECD. 40p. Disponível em: https://www.hm.ee/sites/default/files/framework_guide_v1_002_harward.pdf.
Reimers, F., Schleicher, A., Saavedra, J., & Tuominen, S. (2020). Supporting the continuation of teaching and learning during the COVID-19 Pandemic: annotated resources for online learning. Paris: OECD. 38p. Disponível em: https://www.oecd.org/education/Supporting-the-continuation-of-teaching-and-learning-during-the-COVID-19-pandemic.pdf.
Reyes, R. C., & Quiróz, J. S. (2020). De lo presencial a lo virtual, un modelo para el uso de laformaciónen línea entiempos de Covid-19.Educar em Revista, v. 36, e76140, 1-20. Disponível em: https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/76140/42526.
Schwartzman, G. (2020). Formacióndocente para “virtualizar de emergencia”: aportes a larespuestauniversitariaante la pandemia COVID-19. Carta ao editor.Rev. Hosp. Ital. B. Aires, 40(2), 49-51.
Toquero, C. M. (2020). Challenges and Opportunities for Higher Education amid the COVID-19 Pandemic: The Philippine Context. PedagogicalResearch, 5(4), em0063. Disponível em: http://doi.org/10.29333/pr/7947.