Foregrounds e Educação Financeira Escolar de estudantes da Educação de Jovens e Adultos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.37853/202116

Resumo

O presente estudo é um ensaio teórico que tem como objetivo discutir a ideia de foreground proposta pela Educação Matemática Crítica e sua relação com a Educação Financeira Escolar de estudantes da Educação de Jovens e Adultos. Para tanto, considerando os fundamentos políticos e sociais da Educação Matemática Crítica para uma formação cidadã, é realizado um diálogo que agrega as ideias de Paulo Freire, Ole Skovsmose, Zygmunt Bauman e António Damásio. Concordamos com a abordagem dos autores sobre as emoções estarem ligadas ao processo de tomada de decisões financeiras. Entretanto, a partir de uma educação escolar crítica é possível que os estudantes da Educação de Jovens e Adultos reinterpretem suas experiências e seu contexto de vida para modificar seus foregrounds. Desta forma, compreendemos que a formação de amplos foregrounds está associada a um trabalho pedagógico que potencializa as interpretações dos sujeitos em relação às suas experiências. 

Palavras-chave: Foregrounds. Educação de jovens e adultos. Educação financeira escolar. Educação matemática crítica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Ajala, M. C. (2011). Aluno EJA: motivos de abandono e retorno escolar na modalidade EJA e expectativas pós EJA em Santa Helena-PR. TCC de Especialização em Educação Profissional Integrada a Educação Básica na modalidade EJA. Medianeira/PR: Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

Bauman, Z. (2008). Vida para o consumo: a transformação das pessoas em mercadoria. Rio de Janeiro: ZAHAR.

Biotto Filho, D. (2015). Quem não sonhou em ser um jogador de futebol? Trabalho com projetos para reelaborar foregrounds. Tese de Doutorado em Educação Matemática. Rio Claro/SP: Universidade Estadual Paulista.

Brasil. (2018). Base Nacional Comum Curricular. Brasília: Ministério da Educação. Retirado em 03 de novembro, 2020, de: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf

Borges Fagundes, Liziane, & da Silva Thiesen, Juares. (2021). Proposta Curricular da Educação de Jovens e Adultos de Florianópolis: produção e participação docente. Pesquisa e Ensino, 2(2), 202105. https://doi.org/10.37853/202105

Damásio, A. R. (1994). O erro de Descartes: emoção, razão e o cérebro humano. São Paulo: SCHWARCZ S.A.

Decreto nº 7.397, de 22 de dezembro de 2010. (2010). Institui a Estratégia Nacional de Educação Financeira – ENEF, dispõe sobre a sua gestão e dá outras providências.

Decreto nº 10.393, de 09 de junho de 2020. (2020). Institui a nova Estratégia Nacional de Educação Financeira – ENEF e o Fórum Brasileiro de Educação Financeira – FBEF.

Freire, P. (1987). Pedagogia do oprimido. São Paulo: Paz E Terra S/A.

Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. (1996). Estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional.

Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico. (2005). Recomendações sobre os princípios e as boas práticas de Educação e Conscientização Financeira. OCDE. Retirado em 03 de novembro, 2020, de: https://www.oecd.org/daf/fin/financial-education/[PT]%20Recomenda%C3%A7%C3%A3o%20Princ%C3%ADpios%20de%20Educa%C3%A7%C3%A3o%20Financeira%202005%20.pdf

Skovsmose, O., Scandiuzzi, P. P., Valero, P., & Alrø, H. (2012). A aprendizagem matemática em uma posição de fronteira: foreground e intencionalidade de estudantes de uma favela brasileira. Bolema. 26(42A), 231-260.

Skovsmose, O. (2014). Um convite à Educação Matemática Crítica. Campinas/SP: PAPIRUS.

Skovsmose, O. (2018). Interpretações de Significado em Educação Matemática. Bolema, 32(62), 764-780.

Tomaz, C., & Giuliano, L. G. (1997). A razão das emoções: um ensaio sobre “O erro de Descartes”. Estudos de Psicologia, 2(2), 407-411.

Arquivos adicionais

Publicado

2021-03-04

Como Citar

Silva, A. D. P. da ., Carvalho, L. M. T. L. de ., & Pessoa, C. A. dos S. . (2021). Foregrounds e Educação Financeira Escolar de estudantes da Educação de Jovens e Adultos . Pesquisa E Ensino, 2(2), 202116. https://doi.org/10.37853/202116

Edição

Seção

Dossiê: Abordagens Transformadoras na Educação Jovens e Adultos