Educação de Jovens e Adultos em tempos de pandemia: o que dizem educandas e gestoras goianas
DOI:
https://doi.org/10.37853/202137Resumo
Este artigo traz reflexões sobre o processo educativo na Educação de Jovens e Adultos (EJA). Por meio de entrevistas semiestruturadas presenciais e por telefone, e pelo acompanhamento de dificuldades de educandos, buscou-se compreender a realidade de sujeitos da EJA e suas expectativas sobre a escola, em tempos de pandemia. Relata-se como foram realizadas as aulas remotas e a visão de gestoras e educandas sobre o processo de ensino e de aprendizagem. Realizou-se, em 2020/1, o acompanhamento de dez educandos nas disciplinas de Ciências e de Matemática, em cinco municípios goianos. Apresenta-se aqui recorte da pesquisa: o acompanhamento de duas alunas: uma em Biologia e outra em Matemática, em dois municípios goianos. Verificou-se que os municípios apresentam realidades econômicas diferentes, mas se assemelham no que se refere à EJA durante a pandemia. Percebeu-se o aumento da evasão escolar e constatou-se que os educandos tiveram dificuldades para o acompanhamento das aulas remotas.
Palavras-chave: Educação de jovens e adultos. Processos de ensino e aprendizagem. Evasão escolar. Pandemia.
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