Carga horária a distância em cursos presenciais: desafios e possibilidades para sua implantação
DOI:
https://doi.org/10.37853/pqe.e202002Resumo
Este artigo apresenta as percepções de docentes e discentes em relação ao uso das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC) nos contextos educativos. Trata-se de um estudo de caso, de caráter descritivo, exploratório e de natureza qualitativa. Apresentando os resultados de três etapas de uma pesquisa realizada: a primeira realizada com gestores educacionais acerca de suas percepções em relação a implementação de carga horária a distância em cursos presenciais; a segunda obtida em um curso de formação de professores para o uso de tecnologias digitais em função da implantação de carga horária a distância em cursos presenciais e a terceira com estudantes sobre a realização de disciplinas a distância em um curso presencial de Eletrotécnica. Os resultados obtidos nos permitiram verificar a contribuição das tecnologias para o processo de ensino e aprendizagem e concluir que a implantação de carga horária a distância em cursos presenciais perpassa pela formação dos gestores e professores.
Palavras-chave: Ensino a distância. Ensino Presencial. B-learning. Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação.
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