Carga horária a distância em cursos presenciais: desafios e possibilidades para sua implantação

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DOI:

https://doi.org/10.37853/pqe.e202002

Resumo

Este artigo apresenta as percepções de docentes e discentes em relação ao uso das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC) nos contextos educativos. Trata-se de um estudo de caso, de caráter descritivo, exploratório e de natureza qualitativa. Apresentando os resultados de três etapas de uma pesquisa realizada: a primeira realizada com gestores educacionais acerca de suas percepções em relação a implementação de carga horária a distância em cursos presenciais; a segunda obtida em um curso de formação de professores para o uso de tecnologias digitais em função da implantação de carga horária a distância em cursos presenciais e a terceira com estudantes sobre a realização de disciplinas a distância em um curso presencial de Eletrotécnica. Os resultados obtidos nos permitiram verificar a contribuição das tecnologias para o processo de ensino e aprendizagem e concluir que a implantação de carga horária a distância em cursos presenciais perpassa pela formação dos gestores e professores.

 

Palavras-chave: Ensino a distância. Ensino Presencial. B-learning. Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação.

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Arquivos adicionais

Publicado

2020-01-30

Como Citar

Filho, P. de S., Lima, C. C. G. M., & Ribeiro, R. D. B. (2020). Carga horária a distância em cursos presenciais: desafios e possibilidades para sua implantação. Pesquisa E Ensino, 1, e202002. https://doi.org/10.37853/pqe.e202002

Edição

Seção

Artigos