A carreira docente do Ensino Superior em Angola: provimento e avaliação do desempenho

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DOI:

https://doi.org/10.37853/pqe.e202001

Resumo

A preocupação com as políticas e práticas sobre a carreira docente do ensino superior resulta de questionamentos da sociedade a respeito da qualidade do ensino que, com frequência, culpabiliza-se a “matéria-prima” e o “produto”, escassamente é questionado o processo. O presente estudo objetiva por este motivo, compreender as opções de administração e da gestão das IES, relativamente ao provimento e à avaliação de desempenho docente e sua influência na eficácia da carreira. Duas investigações de doutoramento (2008-2013) levadas a cabo pelos autores, focalizando o provimento docente na Universidade Pública de Angola e a avaliação institucional na Universidade Agostinho Neto constituíram a base da presente hermenêutica. Fez-se uma confrontação entre os normativos e teorias que sustentam o provimento e a avaliação de desempenho docente, tendo-se concluído que o reiterado apego às decisões legislativas abranda a eficácia da carreira docente, devido à omissão de fundamentos históricos, enquanto identidade definidora dos atores.

 

Palavras-chave: Provimento docente. Avaliação de desempenho. Carreira docente. Políticas e práticas organizacionais.

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Arquivos adicionais

Publicado

2020-01-29

Como Citar

Mendes, M. da C. B., & Manuel, T. (2020). A carreira docente do Ensino Superior em Angola: provimento e avaliação do desempenho. Pesquisa E Ensino, 1, e202001. https://doi.org/10.37853/pqe.e202001

Edição

Seção

Artigos