Livro didático: análise dos efeitos decorrentes de situações envolvendo o número racional em contexto socioambiental

Autores

DOI:

https://doi.org/10.37853/pqe.e202016

Resumo

O artigo apresenta os resultados de uma pesquisa sobre os efeitos didáticos decorrentes da aplicação de uma sequência de atividades, extraída do livro didático de matemática, subsidiadas no contexto socioambiental (desflorestamento) para abordar os significados parte-todo e operador multiplicativo do número racional. A sequência didática foi aplicada com 46 estudantes do 6º ano do Ensino Fundamental (em uma escola pública municipal da Região Metropolitana do Recife). As análises dos resultados encontram respaldo na Teoria das Situações Didáticas e no uso dos contextos extramatemáticos. Ao final do processo concluímos que o uso da temática socioambiental como contexto, nas diferentes situações didáticas e a-didáticas, pode ser caracterizada como um pretexto, uma vez que não amplia os aspectos conceituais inerentes ao objeto matemático. Neste estudo de caso, constatamos que para solucionar os problemas, os estudantes se desvinculam do contexto e se apoiam no próprio repertório de conhecimentos para elaborar as estratégias de resolução.

 

Palavras-chave: Efeitos didáticos. Situações didáticas. Número racional. Contexto.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Almeida, F. E. L. & Lima, A. P. A. B. (2011). Os efeitos de contrato didático na sala de aula de matemática. Anais da XIII Conferência Interamericana de Educação Matemática – IACME, Recife, Brasil. Disponível em: https://xiii.ciaem-redumate.org/index.php/xiii_ciaem/xiii_ciaem/paper/view/1457. Acesso em: maio de 2020.

Amarilha, L. A. S. & Pais, L. C. (2008). A Contextualização como Possibilidade para o Estudo da Geometria nos Anos Iniciais da Educação Básica. Anais do XII Encontro Brasileiro de Estudantes de Pós – Graduação em Educação Matemática. São Paulo, Brasil. Disponível em: http://www2.rc.unesp.br/eventos/matematica/ebrapem2008. Acesso: dezembro de 2009.

Brasil. Ministério da Educação (MEC). (1996). Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais. Matemática Vol. 3, Brasília: Secretaria da Educação Básica.

Brousseau, G. (1996). Fundamentos e Métodos da Didática da Matemática. In: Brun, J. (org.). Didáctica das Matemáticas: Horizontes Pedagógicos. Lisboa: Instituto Piaget, p. 35 – 85.

Duval, R. (2005). Registros de representação semiótica e funcionamento cognitivo da compreensão em Matemática. In: Machado, Silvia Dias A. (Org.) Aprendizagem em Matemática. São Paulo: Papirus. p. 11 – 33.

Henry, M. (1991). Didactique des Mathématiques: sensibilizations à la didactiques em vue de la formation initiale dês ensignants de mathématiques. Laboratoire de Mathématiques – IREM, Besaçon.

Lucas, S. & Batista, I. L. (2008). A Importância da Contextualização e da Descontextualização no Ensino de Matemática: uma Análise Epistemológica. Anais do XII Encontro Brasileiro de Estudantes de Pós-graduação em Educação Matemática. São Paulo, Brasil. Disponível em: http://www2.rc.unesp.br/eventos/matematica/ebrapem2008. Acesso em: maio de 2020.

Pais, L. C. (2001). Didática da Matemática: uma análise da influência francesa. Belo Horizonte: Autêntica.

Pavanello, R. M. (2004) Contextualizar, o que é isso? In. Nogueira, C. & Barros, R. (Org.) Conversas e experiências de quem gosta de ensinar Matemática. Maringá: Manoni.

Pernambuco. Secretaria de Educação (2012). Parâmetros para a Educação Básica do Estado de Pernambuco. Parâmetros Curriculares de Matemática para o Ensino Fundamental e Médio. Disponível em: http://www.educacao.pe.gov.br/portal/upload/galeria/4171/matematica_ef_em.pdf. Acesso em: março de 2020.

Sandovsky, P. (2010). O ensino de matemática hoje: enfoques, sentidos e desafios. São Paulo: Editora Ática.

Santos, L. S. (2010). Análise dos efeitos didáticos emergentes de uma sequência de atividades na aprendizagem do significado parte/todo do número racional. Dissertação de Mestrado. Universidade Federal Rural de Pernambuco.

Santos. D. C. S. (2011). O tema transversal meio ambiente na abordagem do bloco das grandezas e medidas: contexto ou pretexto nos livros didáticos de matemática? Dissertação de Mestrado. Universidade Federal de Pernambuco. Disponível em: de: http://repositorio.ufpe.br/bitstream/handle/123456789/3768/arquivo2886_1.pdf?sequence=1 Acesso em: março de 2020.

Arquivos adicionais

Publicado

2020-06-02

Como Citar

Souza, L. S. dos S., & dos Santos, D. C. S. (2020). Livro didático: análise dos efeitos decorrentes de situações envolvendo o número racional em contexto socioambiental. Pesquisa E Ensino, 1, e202016. https://doi.org/10.37853/pqe.e202016

Edição

Seção

Artigos