Estado do conhecimento acerca da participação infantil em trabalhos acadêmicos publicados em eventos nacionais
DOI:
https://doi.org/10.37853/pqe.e202015Resumo
Este trabalho é fruto de um levantamento em eventos nacionais nas áreas da Psicologia, Sociologia e Educação a respeito da participação de crianças em pesquisas científicas. Possui o objetivo de analisar as produções que envolveram a criança, entre os anos de 2007 e 2017, no cenário brasileiro. Como procedimentos foram selecionados trabalhos que tivessem no título os descritores ‘Criança’ e/ou ‘Infância’, logo após, procedeu-se a separação entre trabalhos ‘com criança’ e ‘sobre criança’. Subsequentemente, os trabalhos ‘Com Crianças’ foram analisados e categorizados. Concluiu-se que apesar de estar em ascensão, a participação das crianças como protagonistas na produção acadêmica ainda requer um olhar cuidadoso. Foram identificadas em média 9 (nove) categorias em cada uma das áreas, tendo variadas temáticas que de certa forma se entrecruzam para a compreensão dos diferentes aspectos que envolvem a infância pela perspectiva das crianças.
Palavras-chave: Criança. Infância. Produção acadêmica. Estado do conhecimento.
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