Estado do conhecimento acerca da participação infantil em trabalhos acadêmicos publicados em eventos nacionais

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.37853/pqe.e202015

Resumen

Este trabalho é fruto de um levantamento em eventos nacionais nas áreas da Psicologia, Sociologia e Educação a respeito da participação de crianças em pesquisas científicas. Possui o objetivo de analisar as produções que envolveram a criança, entre os anos de 2007 e 2017, no cenário brasileiro. Como procedimentos foram selecionados trabalhos que tivessem no título os descritores ‘Criança’ e/ou ‘Infância’, logo após, procedeu-se a separação entre trabalhos ‘com criança’ e ‘sobre criança’. Subsequentemente, os trabalhos ‘Com Crianças’ foram analisados e categorizados. Concluiu-se que apesar de estar em ascensão, a participação das crianças como protagonistas na produção acadêmica ainda requer um olhar cuidadoso. Foram identificadas em média 9 (nove) categorias em cada uma das áreas, tendo variadas temáticas que de certa forma se entrecruzam para a compreensão dos diferentes aspectos que envolvem a infância pela perspectiva das crianças.

 

Palavras-chave: Criança. Infância. Produção acadêmica. Estado do conhecimento.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Citas

Borba, A. M. (2006). As culturas da infância nos espaços-tempos do brincar: estratégias de participação e construção da ordem social em um grupo de crianças de 4-6 anos. Anais da 29ª Reunião Anual da ANPEd (pp. 1-16). Niterói: Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação. Retirado em 03 de março, 2020, de: http: http://anped.org.br/sites/default/files/gt07-2229.pdf

Corazza, S. M. (2002). Infância e educação – era uma vez - quer que conte outra vez? Petrópolis: Vozes.

Corsaro, W. (1997). The sociology of childhood. California: Pine Forge.

Cruz, R. C. A. (2009). A pré-escola vista pelas crianças. Anais da 32ª Reunião Anual da ANPEd (pp. 1-19). Niterói: Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação. Retirado em 05 de fevereiro, 2018, de: http://32reuniao.anped.org.br/arquivos/trabalhos/GT07-5619--Int.pdf

Cruz, S. H. V. (2008). Ouvindo crianças: considerações sobre o desejo de captar a perspectiva da criança acerca da sua experiência educativa. Anais da 27ª Reunião Anual da ANPEd (pp. 01-18). Niterói: Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação. Retirado em 05 de fevereiro, 2018, de: http://27reuniao.anped.org.br/gt07/t078.pdf

Demartini, Z. B. F. (2002). Infância, pesquisa e relatos orais. In Faria, L. G. A., Z. B. F., Demartini, Z. B. F. & Prado, P. D. (Org.). Por uma cultura da infância: metodologias de pesquisa com crianças. (pp. 1-17). Campinas: Autores Associados.

Ferreira, N. S. A. (2002). As pesquisas denominadas “Estado da Arte”. Educação & Sociedade, ano XXIII (79), 257-272. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/es/v23n79/10857.pdf

Hillesheim, B. & Guareschi, N. M. F. (2007). De que infância nos fala a psicologia do desenvolvimento? Algumas reflexões. Psicologia da Educação, 25, 75-92.

James, A. & Prout, A. (1997). Constructing and reconstructing childhood. London: Falmer.

Mancini, M. C. & Sampaio, R. F. (2006). Quando o objeto de estudo é a literatura: estudos de revisão. Revista brasileira de fisioterapia, 10 (4), 361-472. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-35552006000400001&lng=en&nrm=iso&tlng=pt

Martins, M. C. & Bretas, S. A. (2008) O que dizem as crianças sobre sua escola? O debate teórico-metodológico da pesquisa com crianças na rede pública de educação infantil. Anais da 31ª Reunião Anual da ANPEd (pp. 1-17). Niterói: Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação. Retirado em 05 de fevereiro, 2018, de: http://31reuniao.anped.org.br/1trabalho/GT07-4328--Int.pdf

Ministério da Educação (Mec). (2009). Resolução nº 5 de 17 de Dezembro de 2009. Estabelece as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil. Diário Oficial República Federativa do Brasil, Brasília.

Quinteiro, J. (2002). Sobre a emergência de uma sociologia da infância: contribuições para o debate. Perspectiva, 20 (n. Especial), 137-162. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/perspectiva/article/view/10282/9553

Sampieri, R. H., Collado, C. F. & Lucio, P. B. (2014). Metodología de la investigación. 6. ed. México: Mc Graw Hill Education.

Souza, T. F. P. B. (2011). A escola dos “meus” sonhos: há “luxo” no fim do túnel? Trabalho de Conclusão de Curso em Pedagogia. Corumbá: Universidade Federal do Mato Grosso do Sul – Campus do Pantanal.

Archivos adicionales

Publicado

2020-06-01

Cómo citar

Costa, M. K. da S., & Bona, V. de. (2020). Estado do conhecimento acerca da participação infantil em trabalhos acadêmicos publicados em eventos nacionais. Pesquisa E Ensino, 1, e202015. https://doi.org/10.37853/pqe.e202015