A BNCC e os professores: uma discussão sobre autoria e autonomia de professores
DOI:
https://doi.org/10.37853/pqe.e202022Resumo
Este estudo tem por objetivo discutir a autonomia e a autoria dos professores no contexto de construção e implementação da BNCC. Trata-se de um trabalho de natureza bibliográfica, cujas fontes de pesquisa são livros, artigos e entrevista publicada em Revista, cujo aporte teórico foi, entre outros, Arroyo (2013); Contreras (2012); Hypolito (2019); Oliveira et al (2019). Em tempos de mecanismos de controle sobre o que o professor faz, e de discursos pautados em resultados, faz-se necessário que os professores intensifiquem os debates em torno da autonomia docente e em busca de garantir que a escola avança em termos de democracia e construção de consciência política. Os recentes estudos acerca do processo de construção da BNCC e seus impactos na vida do professor, demonstram que, efetivamente, os professores tiveram pouca participação na construção do documento, bem como as orientações do documento comprometem as margens de autoria e de autonomia dos professores.
Palavras-chave: Autonomia profissional. Autoria de professores. BNCC.
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