Dificuldades evidenciadas na aplicação de metodologias ativas no ensino de Engenharia

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DOI:

https://doi.org/10.37853/pqe.e202026

Resumo

Esta pesquisa, de cunho qualitativo, foi desenvolvida tendo como objetivo investigar às dificuldades evidenciadas pelos docentes bacharéis em Engenharia, dos cursos de Engenharia Civil, Mecânica e Elétrica quanto a metodologia de “Sala de Aula Invertida”. Assim, foi aplicado um questionário a oito professores de cursos de Engenharia que lecionam em duas instituições de Ensino Superior. A análise dos dados, foram provenientes das perguntas semiestruturadas por meio de categorização e codificação de dados qualitativos da percepção dos professores, questionou-se quais as competências docentes são desenvolvidas pela metodologia ativa da Sala de Aula Invertida. Os dados discutidos neste artigo são referentes a “Categoria 1: Dificuldades”. Os resultados apontam que há resistência à metodologia da Sala de Aula invertida pelos docentes tanto por parte dos professores quanto dos alunos, pois ainda não há o rompimento com a metodologia tradicional.

Palavras-chave: Engenharia. Metodologias ativas. Sala de aula invertida. Aprendizagem. Competências docentes.

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Publicado

2020-09-20

Como Citar

Valente, J. A., & Figueiredo, H. R. S. (2020). Dificuldades evidenciadas na aplicação de metodologias ativas no ensino de Engenharia. Pesquisa E Ensino, 1, e202026. https://doi.org/10.37853/pqe.e202026

Edição

Seção

Dossiê: Tecnologias e Metodologias Ativas nos processos de ensino e aprendizagem