Dificuldades evidenciadas na aplicação de metodologias ativas no ensino de Engenharia
DOI:
https://doi.org/10.37853/pqe.e202026Abstract
Downloads
References
Bergmann, Jonathan & Sams, Aaron. (2008). Sala de aula invertida: Uma metodologia ativa para aprendizagem. Tradução Afonso Celso de Cunha Serra. Rio de Janeiro: LTC.
Brasil. (2015). Resolução nº 2, de 1º de julho de 2015. Define as Diretrizes Curriculares Nacionais para a formação inicial em nível superior (cursos de licenciatura, cursos de formação pedagógica para graduados e cursos de segunda licenciatura) e para a formação continuada.Retirado em 05 de maio, 2019, de: http://portal.mec.gov.br/component/content/article?id=12991.
Brasil. (2019). Resolução CNE/CES 1/2019. Institui Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Engenharia.Retirado em 05 de maio, 2019, de: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=112681-rces002-19&category_slug=abril-2019-pdf&Itemid=30192
Brasil. (2019). Parecer da resolução CNE/CES 1/2019. Aprovado em: 23/1/2019. Institui Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Engenharia. Retirado em 08 de setembro, 2019, de: http://portal.mec.gov.br/docman/marco-2019-pdf/109871-pces001-19-1/file.
Brown, Tim. (2018). Design Thinking: Uma metodologia poderosa para decretar o fim das velhas ideias. Tradução de Cristina Yamagami. Rio de Janeiro: Altas Books.
Christensen, Clayton M.; Horn, Michael. B. & Staker, Heather. (2013). Ensino Híbrido: uma Inovação Disruptiva? Uma introdução à teoria dos híbridos. Retirado em 12 de feveireiro, 2019, de: Disponível em: https://s3.amazonaws.com/porvir/wpcontent/uploads/2014/08/PT_Is-K-12-blended-learning-disruptive-Final.pdf.
Gibbs, Graham. (2009). Análise de Dados Qualitativos. Porto Alegre: Artmed.
Júnior, Rosemar Aquino de Rezende et al. (2013). Aplicabilidade de metodologias ativas em cursos de graduação em engenharia. COBENGE, XLI Congresso Brasileiro de Educação em Engenharia, Gramado.
Leite, Bruno Silva. (2020). Estudo do corpus latente da internet sobre as metodologias ativas e tecnologias digitais no ensino das Ciências. Pesquisa E Ensino, 1, e202012. https://doi.org/10.37853/pqe.e202012
Lisboa, Ana Paula. (2018). Cursos de engenharia serão reestruturados; proposta é analisada pelo CNE. Coluna: Eu estudante. 15/07/2018, 17:05. Retirado em 05 de setembro, 2019, de: https://www.correiobraziliense.com.br/app/noticia/eu-estudante/tf_carreira/2018/07/15/tf_carreira_interna,695112/cursos-de-engenharia-serao-reestruturados-proposta-e-analisada-pelo-c.shtml.
Lopes, Carmem Silva Gonçalves. (2016). Aprendizagem ativa na formação do Engenheiro: A influência do uso de estratégias de aprendizagem para aquisição de competências baseada em uma visão sistêmica. 185 f. Tese (Doutorado) – Escola de Engenharia de São Carlos, Universidade de São Paulo, São Carlos.Retirado em 20 de abril, 2019, de: https://teses.usp.br/teses/disponiveis/18/18157/tde-25102016-110707/pt-br.php
Moran, José. (2015). Educação hibrída em Ensino Híbrido: personalização e tecnologia na educação. [recurso eletrônico] / In: Bacich, Lilian; Tanzi, Adolfo & Trevisani, Fernando de Mello (Org.). Porto Alegre: Penso, e-PUB.
Moran, José. (2018). Metodologias ativas para uma aprendizagem mais profunda In: BACICH, Lilian; MORAN, José (Orgs.). Metodologias ativas para uma educação inovadora:uma abordagem téorico-prática [recurso eletrônico]. Porto Alegre Penso.
Moreira, Rosilei Cardozo. (2018). Ensino da matemática na perspectiva das metodologias ativas: um estudo sobre a “sala de aula invertida”. Dissertação apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Matemática da Universidade Federal do Amazonas, Manaus. Retirado em 13 de maio, 2019, de: https://tede.ufam.edu.br/bitstream/tede/6283/5/Disserta%C3%A7%C3%A3o_Rosilei%20C.%20Moreira.pdf
Neto, Raimundo Nonato Bezerra & Lima, Rommel Wladimir de. (2012). Sala de Aula Invertida: uma Revisão Sistemática da Literatura. II Congresso sobre Tecnologias na Educação (Ctrl+E 2017). Universidade Federal da Paraíba - Campus IV Mamanguape – Paraíba, maio de 2017 apud Educause: Things you should know about flipped classrooms. Retirado em 12 de agosto, 2019, de: http://net.educause.edu/ir/library/pdf/eli7081.pdf.
Pavanelo, Elisangela & Lima, Renan. (2017). Sala de Aula Invertida:a análise de uma experiência na disciplina de Cálculo I. Bolema, Rio Claro, 31(58), 739-759. Retirado em 18 de agosto, 2019, de: https://www.scielo.br/pdf/bolema/v31n58/0103-636X-bolema-31-58-0739.pdf.
Valente, José Armando. (2018). A sala de aula invertida e a possibilidade do ensino personalizado: uma experiencia com a graduação em midialogia. In: Bacich, Lilian & Moran, José (Orgs.). Metodologias ativas para uma educação inovadora: Uma abordagem téorica e prática. Porto Alegre. Penso.
Valente, José Armando (1999). Formação de Professores: Diferentes Abordagens Pedagógicas. In: Valente, José Armando (Org.). O Computador na Sociedade do Conhecimento. 1ed. Campinas: Nied/Unicamp, 132-156.