Uma análise histórico-cultural do processo de elaboração do conhecimento científico

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DOI:

https://doi.org/10.37853/pqe.e202033

Resumo

Apresenta-se a seguir um estudo teórico sobre a elaboração do conhecimento científico. Esse esforço se faz necessário para aprofundar o entendimento sobre o fazer científico, evitando, por exemplo, utilizar no ensino de ciências somente lições fundamentadas no método hipotético-dedutivo, e tendo, portanto, cuidado ao aproximar o fazer ciência do ensinar/aprender ciência. Por meio de um dos referenciais da teoria histórico-cultural, analisaremos o processo de elaboração desse conhecimento. Nesse sentido, apresentamos uma alternativa para apreender os possíveis modos lógico-estruturais do pensamento de Galileu Galilei. Assim, voltamos o nosso olhar para seus relatos sobre a descoberta das luas de Júpiter, em janeiro de 1610, na busca dos possíveis motivos que levaram Galileu a aprofundar seu conhecimento do mundo natural.

Palavras-chave: Teoria histórico-cultural. Formação de conceitos. Conhecimento científico. Ensino de ciências.

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Arquivos adicionais

Publicado

2020-10-03

Como Citar

Deus Castilho, D., & Silva Castilho, W. (2020). Uma análise histórico-cultural do processo de elaboração do conhecimento científico. Pesquisa E Ensino, 1, e202033. https://doi.org/10.37853/pqe.e202033

Edição

Seção

Artigos