Educação e Iniciação Científica na pandemia: analisando os estudos remotos do ensino fundamental

Autores

DOI:

https://doi.org/10.37853/202121

Resumo

A pandemia da COVID-19 mudou várias práticas, inclusive as educativas. O principal objetivo dessa investigação foi analisar a sistematização dos estudos domiciliares da disciplina “Projeto Amora”, relacionada à Iniciação Científica, no Colégio de Aplicação da UFRGS. Para tanto, realizou-se estudo de caso e análise documental das atividades dos 6º e 7º anos do ensino fundamental, com um corpus composto de 19 trabalhos analisados a partir de elementos relacionados aos recursos, tipo de atividade, reflexões e conteúdo. Os resultados mostraram que o recurso mais empregado foi o “texto” e que o tipo de atividade que mais ocorreu foram questões dissertativas. As reflexões solicitadas em maior evidência dizem respeito às vivências durante à quarentena. E, por fim, os conteúdos que mais ocorreram estavam relacionados à instrumentalização dos estudantes para o novo modelo pedagógico estabelecido. É possível considerar que os interesses pedagógicos desse componente estão associados às limitações de trabalho em tempos de pandemia.

Palavras-chave: Iniciação científica. Ensino fundamental. Estudos remotos. Pandemia. COVID-19.

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Biografia do Autor

Daniel Giordani Vasques, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

PhD in Human Movement Sciences (UFRGS), Graduated and Master in Physical Education (UFSC). Professor at the Department of Expression and Movement at the UFRGS Application College.

Victor Hugo Nedel Oliveira, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Doutor em Educação (PUCRS), Licenciado e Mestre em Geografia (UFRGS). Professor do Departamento de Humanidades do Colégio de Aplicação da UFRGS.

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Arquivos adicionais

Publicado

2021-03-24

Como Citar

Vasques, D. G., & Oliveira, V. H. N. (2021). Educação e Iniciação Científica na pandemia: analisando os estudos remotos do ensino fundamental. Pesquisa E Ensino, 2(2), 202121. https://doi.org/10.37853/202121

Edição

Seção

Dossiê - Narrativas e práticas: educação em tempos de pandemia