Educação e Iniciação Científica na pandemia: analisando os estudos remotos do ensino fundamental
DOI:
https://doi.org/10.37853/202121Resumo
A pandemia da COVID-19 mudou várias práticas, inclusive as educativas. O principal objetivo dessa investigação foi analisar a sistematização dos estudos domiciliares da disciplina “Projeto Amora”, relacionada à Iniciação Científica, no Colégio de Aplicação da UFRGS. Para tanto, realizou-se estudo de caso e análise documental das atividades dos 6º e 7º anos do ensino fundamental, com um corpus composto de 19 trabalhos analisados a partir de elementos relacionados aos recursos, tipo de atividade, reflexões e conteúdo. Os resultados mostraram que o recurso mais empregado foi o “texto” e que o tipo de atividade que mais ocorreu foram questões dissertativas. As reflexões solicitadas em maior evidência dizem respeito às vivências durante à quarentena. E, por fim, os conteúdos que mais ocorreram estavam relacionados à instrumentalização dos estudantes para o novo modelo pedagógico estabelecido. É possível considerar que os interesses pedagógicos desse componente estão associados às limitações de trabalho em tempos de pandemia.
Palavras-chave: Iniciação científica. Ensino fundamental. Estudos remotos. Pandemia. COVID-19.
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