Educação e Iniciação Científica na pandemia: analisando os estudos remotos do ensino fundamental

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.37853/202121

Resumen

A pandemia da COVID-19 mudou várias práticas, inclusive as educativas. O principal objetivo dessa investigação foi analisar a sistematização dos estudos domiciliares da disciplina “Projeto Amora”, relacionada à Iniciação Científica, no Colégio de Aplicação da UFRGS. Para tanto, realizou-se estudo de caso e análise documental das atividades dos 6º e 7º anos do ensino fundamental, com um corpus composto de 19 trabalhos analisados a partir de elementos relacionados aos recursos, tipo de atividade, reflexões e conteúdo. Os resultados mostraram que o recurso mais empregado foi o “texto” e que o tipo de atividade que mais ocorreu foram questões dissertativas. As reflexões solicitadas em maior evidência dizem respeito às vivências durante à quarentena. E, por fim, os conteúdos que mais ocorreram estavam relacionados à instrumentalização dos estudantes para o novo modelo pedagógico estabelecido. É possível considerar que os interesses pedagógicos desse componente estão associados às limitações de trabalho em tempos de pandemia.

Palavras-chave: Iniciação científica. Ensino fundamental. Estudos remotos. Pandemia. COVID-19.

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Biografía del autor/a

Daniel Giordani Vasques, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Doctor en Ciencias del Movimiento Humano (UFRGS), Licenciado y Mestre en Educación Física (UFSC). Profesor del Departamento de Expresión y Movimiento de la UFRGS Application College.

Victor Hugo Nedel Oliveira, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutor em Educação (PUCRS), Licenciado e Mestre em Geografia (UFRGS). Professor do Departamento de Humanidades do Colégio de Aplicação da UFRGS.

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Publicado

2021-03-24

Cómo citar

Vasques, D. G., & Nedel Oliveira, V. H. (2021). Educação e Iniciação Científica na pandemia: analisando os estudos remotos do ensino fundamental. Pesquisa E Ensino, 2(2), 202121. https://doi.org/10.37853/202121

Número

Sección

Dossiê - Narrativas e práticas: educação em tempos de pandemia