Os Repositórios Digitais e a pesquisa em História da Educação
DOI:
https://doi.org/10.37853/pqe.e202035Resumo
O presente artigo tem como objetivo apresentar e discutir o uso dos Repositórios Digitais para a pesquisa em História da Educação. Elencamos seis repositórios para a realização do estudo: a Hemeroteca Digital Brasileira, o Centro de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea do Brasil (CPDOC), o Repositório de História e Memória da Educação (RHISME), o Repositório Digital TATU, o Repositório Institucional da UFSC – História da Educação Matemática, e o Repositório do Laboratório de Imagens da UFRN (LABIM). Buscamos compreender e apontar suas funcionalidades, identificar as instituições as quais estão vinculados e indicar possíveis eixos de pesquisa envolvendo a história da educação a partir dos documentos disponibilizados. Muitas vezes o acesso a arquivos, bibliotecas e outros repositórios físicos é dificultado. A existência dos repositórios digitais viabiliza a realização de pesquisas nas diversas áreas e, especificamente, no âmbito da História da Educação, contribuindo para o fomento e ampliação do campo.
Palavras-chave: Fontes. História da educação. Repositórios digitais.
Downloads
Referências
Almeida, S. P. N. de C. e, & Gomes, M. L. M. (2020). Memórias e Histórias: a formação de professores de Matemática em Montes Claros – MG (1960-1990). Pesquisa e Ensino, 1, e202009. https://doi.org/10.37853/pqe.e202009
Alvares, I. (2017). Entrevista: Professora Iris Alvares do Labim/UFRN, responsável pela digitalização de documentos do IHGRN. Blog do IHGRN. 06 out. 2017. Disponível em http://ihgrn.blogspot.com/2017/10/entrevistap-rofessora-iris-alvares-do.html?m=1
Azevedo, L. P. M. C.; Pessoa, L. S.; & Medeiros Neta, O. M. (2019). A Hemeroteca Digital Brasileira: fontes e possibilidades para a pesquisa em História da Educação. Cenas Educacionais. Bahia. V. 02. Disponível em: <https://revistas.uneb.br/index.php/cenaseducacionais/article/view/7361>.
Azevedo, L. P. M. C. (2020). As viagens pedagógicas de Nestor dos Santos Lima e a educação no Rio Grande do Norte na Primeira República. 190f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Centro de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal.
Bacellar, C. (2005). Uso e mau uso dos arquivos. In: Pinsky, C. B.(Org.). Fontes Históricas. São Paulo, SP: Contexto. p. 23 -79.
Bettencourt, A. M. M.; & Pinto, R. S. (2013). A hemeroteca digital brasileira. XXV Congresso Brasileiro de Biblioteconomia, Documentação e Ciência da Informação. Anais. V. 25.
Bica, A. C.; Rodrigues, T. M.; & Gervasio, S. C. M. (2019). Tatu Magazine: os modos de ser e fazer do Repositório Digital Tatu. Hist. Educ., Santa Maria, v. 23, e88290. Disponível em: <https://doi.org/10.1590/2236-3459/88290>.
Burke, P. (2004). Testemunha ocular: história e imagens. Trad. Vera Maria Xavier dos Santos. Bauru, SP: EDUSC.
Centro de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea do Brasil (CPDOC). (2020) Disponível em <https://cpdoc.fgv.br/>.
Da Costa, D. A.; & Valente, W. R. (2015) O repositório de conteúdo digital nas pesquisas de história da educação matemática. RIDPHE_R: Revista Iberoamericana do Patrimônio Histórico-Educativo, v. 1, n. 1, p. 96-110.
Da Paz, A. L. A.; Silva, D. N.; Araújo, M. R. S. ; & Medeiros Neta, O. M. (2019). O processo de implantação e as funcionalidades do Repositório de História e Memória da Educação (RHISME) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Cenas Educacionais, v. 2, n. Espec, p. 56-69.
Hemeroteca Digital Brasileira - BNDigital - Biblioteca Nacional. (2020). Disponível em <https://bndigital.bn.gov.br/hemeroteca-digital/>.
História da Educação Matemática. (2020). Disponível em <https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/1769>.
Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. (2020). Repositórios Digitais. Disponível em <http://www.ibict.br/informacao-para-a-pesquisa/repositorios-digitais>.
Karnal, L., & Tatsch, F. G. (2009). Documento e História: A memória evanescente. In: Pinsky, C. B.; & Luca, T. R. (Org.). O Historiador e suas fontes. São Paulo, SP: Contexto, 2009, p. 09-27.
Kulesza, W. A. (2019). Arquivos virtuais como fontes em história da educação. In: Barreto, A. de L. P.; Assis, L. F. de; & Silva, V. de M. Educação e sociedade: espaços formativos e práticas docentes. João Pessoa: Editora do CCTA. p. 221-242.
Le Goff, J. (1990). História e memória. Campinas, SP Editora da UNICAMP.
Maynard, D. C. S. (2016). Passado Eletrônico: notas sobre história digital. Acervo, v. 29, n. 2, p. 103-116.
Noiret, S. (2015). História Pública Digital | Digital Public History. Liinc em Revista, v.11. n. 01, Rio de Janeiro, p. 28 - 51.
Ragazzini, D. (2001). Para quem e o que testemunham as fontes da história da educação?. Educ. rev. [online]. n.18, p.13-27. Disponível em https://doi.org/10.1590/0104-4060.231.
Ramos, B.; Frizzarini, C. R. B.; & Trindade, D. A. (2016). Repositório de Conteúdo Digital: uma biblioteca da história da educação matemática. RIDPHE_R: Revista Iberoamericana do Patrimônio Histórico-Educativo, v. 2, n. 2, p. 172-189.
Repositório de História e Memória da Educação. (2020) Disponível em <http://lahmed.ce.ufrn.br/jspui/>.
Repositório Digital TATU. (2020). Disponível em <http://sistemas.bage.unipampa.edu.br/tatu/>.
Repositório do Laboratório de Imagens da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. (2020). Disponível em <http://repositoriolabim.cchla.ufrn.br/>.
Rodrígues, M. V. (2010). Pesquisa histórica: o trabalho com fontes documentais. In: Costa, C. J.; Melo, J. J. P.; & Fabiano, L. H. (Org.). Fontes e métodos em história da educação. Dourados: Ed. UFGD, p. 35-48.
Stamatto, M. I. S. (2005). A escola da Ordem e do Progresso (Brasil: 1889-1930). Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade, Salvador, v. 14, n. 24, jul./dez., p. 75-85.
Vidal, D., & Silva, J. C. S. (2020). Interpretes do passado e do presente: a arte de historiadores da educação e arquivistas. History of Education in Latin America - HistELA, 3, e20951. Recuperado de https://periodicos.ufrn.br/histela/article/view/20951
Zicman, R. B. (1985). História através da imprensa: algumas considerações metodológicas. Revista do Programa de Estudos Pós-Graduados em História/PUCSP, São Paulo, n. 4, p. 90. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/revph/article/view/12410.