Os Repositórios Digitais e a pesquisa em História da Educação

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DOI :

https://doi.org/10.37853/pqe.e202035

Résumé

O presente artigo tem como objetivo apresentar e discutir o uso dos Repositórios Digitais para a pesquisa em História da Educação. Elencamos seis repositórios para a realização do estudo: a Hemeroteca Digital Brasileira, o Centro de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea do Brasil (CPDOC), o Repositório de História e Memória da Educação (RHISME), o Repositório Digital TATU, o Repositório Institucional da UFSC – História da Educação Matemática, e o Repositório do Laboratório de Imagens da UFRN (LABIM). Buscamos compreender e apontar suas funcionalidades, identificar as instituições as quais estão vinculados e indicar possíveis eixos de pesquisa envolvendo a história da educação a partir dos documentos disponibilizados. Muitas vezes o acesso a arquivos, bibliotecas e outros repositórios físicos é dificultado. A existência dos repositórios digitais viabiliza a realização de pesquisas nas diversas áreas e, especificamente, no âmbito da História da Educação, contribuindo para o fomento e ampliação do campo.

Palavras-chave: Fontes. História da educação. Repositórios digitais.

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Publié-e

2020-10-11

Comment citer

Azevedo, L. P. de M. C., da Paz, A. L. A. ., Silva, M. G. G. da, & Medeiros Neta, O. M. de . (2020). Os Repositórios Digitais e a pesquisa em História da Educação. Pesquisa E Ensino, 1, e202035. https://doi.org/10.37853/pqe.e202035

Numéro

Rubrique

Dossiê: História e Memória da Educação