Formação inicial do pedagogo para o uso das TICs no contexto escolar: subsídios práticos e teóricos no exercício da docência

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DOI:

https://doi.org/10.37853/pqe.e202034

Resumo

A presente pesquisa objetivou analisar como o Curso de Pedagogia da Faculdade de Educação (FACED) da Universidade Federal do Ceará (UFC) tem contribuído na formação inicial dos pedagogos para o uso das TICs no contexto escolar. Para tanto, optou-se por uma investigação qualitativa. Como metodologia, utilizou-se análise documental e realização de entrevista semiestruturada. Os dados evidenciaram que o PPC preceitua a importância de formar futuros professores que compreendam as TICs como mecanismos de aprimoramento da ação docente. Todavia, identificou-se que nas disciplinas que discorrem sobre essa temática não há claras indicações quanto ao uso das novas tecnologias nos diferentes campos de atuação dos pedagogos.Desse modo, conclui-se que há uma lacuna entre o que é proposto no PPC desse curso, no que concerne à importância dada às TICs, e o que é realizado na prática pedagógica de suas disciplinas.

Palavras-chave: Formação inicial. TICs. Formação de professores.

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Ingrid Facundo Rodrigues Lopes, Universidade Federal do Ceará (UFC)

Pedagoga

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Arquivos adicionais

Publicado

2020-10-04

Como Citar

Fonseca Barbosa, H., Facundo Rodrigues Lopes, I. ., & Fonseca de Alencar, H. . (2020). Formação inicial do pedagogo para o uso das TICs no contexto escolar: subsídios práticos e teóricos no exercício da docência. Pesquisa E Ensino, 1, e202034. https://doi.org/10.37853/pqe.e202034

Edição

Seção

Dossiê: Tecnologias e Metodologias Ativas nos processos de ensino e aprendizagem