Formação inicial do pedagogo para o uso das TICs no contexto escolar: subsídios práticos e teóricos no exercício da docência
DOI:
https://doi.org/10.37853/pqe.e202034Resumen
A presente pesquisa objetivou analisar como o Curso de Pedagogia da Faculdade de Educação (FACED) da Universidade Federal do Ceará (UFC) tem contribuído na formação inicial dos pedagogos para o uso das TICs no contexto escolar. Para tanto, optou-se por uma investigação qualitativa. Como metodologia, utilizou-se análise documental e realização de entrevista semiestruturada. Os dados evidenciaram que o PPC preceitua a importância de formar futuros professores que compreendam as TICs como mecanismos de aprimoramento da ação docente. Todavia, identificou-se que nas disciplinas que discorrem sobre essa temática não há claras indicações quanto ao uso das novas tecnologias nos diferentes campos de atuação dos pedagogos.Desse modo, conclui-se que há uma lacuna entre o que é proposto no PPC desse curso, no que concerne à importância dada às TICs, e o que é realizado na prática pedagógica de suas disciplinas.
Palavras-chave: Formação inicial. TICs. Formação de professores.
Descargas
Citas
Alves, L. R. G., & Moreira, J. A. (Org.) (2017). Tecnologias e aprendizagens: delineando novos espaços de interação. Salvador: Editora da UFBA, (1).
Bardin, L. (1977). Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70.
Basniak, M. I.,&Soares, M. T. C. (2016). O proinfo e a disseminação da tecnologia educacional no Brasil. Educação Unisinos, 20(2), (pp.201-214).
Beltrame, M. B., &Moura, G. R. S. (2009). Edificações escolares: infraestrutura necessária ao processo de ensino e aprendizagem escolar. Revista Travessias. 3 (2). Retirado em 27 de julho, 2020, de: http://e-revista.unioeste.br/index.php/travessias/article/view/3378.
Bersch, R. (2008). Introdução à tecnologia assistiva. CEDI – Centro Especializado em Desenvolvimento Infantil. Porto Alegre. Retirado em 09 de junho, 2020, de: http//www.assistiva.com.br.
BonzaninI, T. K. (2015). A formação do professor para o uso pedagógico das tecnologias: investigações em um curso de licenciatura em ciências. In Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, Águas de Lindóia, Atas do X ENPEC Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências. São Paulo: Abrapec.
Brasil. Conselho Nacional de Educação. (2001). Parecer CP n.009, de 08/05/2001: Institui as DCN para a Formação de Professores da Educação Básica, em nível Superior, curso de licenciatura, de graduação plena. Retirado em 09 de junho, 2020, de: http:/www.mec.gov.br/cne/pdf/CP012002.pdf.
Coracini, M.J. (2007). A Celebração do Outro: arquivo, memória e identidade – línguas (materna e estrangeira), plurilinguismo e tradução. Campinas: Mercado das Letras.
Costa, F. M. Da S., Castro, J. L. M. De., & Gomes, A. L. L. (2018). A articulação teórica-prática na formação inicial do professor alfabetizador. Revista Contemporânea de Educação, 13 (28).
Heinsfeld, B. D., & Pischetola, M. Cultura digital e educação, uma leitura dos Estudos Culturais sobre os desafios da contemporaneidade. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, 2017. 12(2), (pp.1349-1371).
Instituto Península. (2020). Sentimento e percepção dos professores brasileiros nos diferentes estágios de Coronavírus. Retirado em 09 de junho, 2020 de: https://www.institutopeninsula.org.br/pesquisa-sentimento-e-percepcao-dos-professores-nos-diferentes-estagios-do-coronavirus-no-brasil/
Leite, B. S. (2020). Estudo do corpus latente da internet sobre as metodologias ativas e tecnologias digitais no ensino das Ciências. Pesquisa e Ensino, 1, e202012. https://doi.org/10.37853/pqe.e202012
Libâneo, J. C. (1998). Adeus professor, adeus professora? Novas exigências educacionais e profissão docente. São Paulo: Editora Cortez.
Libâneo, J., Ferreira, J., & Seabra, M. (2008). Educação escolar: políticas, estrutura e organização. 6 ed. São Paulo: Cortez.
Mantoan, M.T.E. (2006). Inclusão Escolar: O que é? Por quê? Como fazer? São Paulo: Moderna.
Marinho, S. P. (2008). As tecnologias na formação inicial dos professores da educação básica: O que pensam os alunos de licenciatura. Belo Horizonte: PUC.
Mercado, L. P. L. (1999). Formação continuada de professores e novas tecnologias. Maceió: Edufal.
Mercado, L. P. L. (2002). Novas tecnologias na educação: reflexões sobre a prática. Maceió: UFAL.
Minayo, M. C. (1993). O desafio do conhecimento: pesquisa qualitativa em saúde. Rio de Janeiro: Hucitec; Abrasco.
Oliveira, E. C. De. (2016). Um olhar sob a perspectiva do Projeto Pedagógico de Curso (PPC) do curso de bacharelado em administração: um estudo de caso na Universidade Federal de São Carlos - UFSCAR. Administração: ensino e pesquisa, Rio de Janeiro, 17 (3), (pp.403-437).
Pimenta, S. G. (1999). Formação de professores: identidade e saberes da docência. In: Pimenta, S. G. (Org). Saberes pedagógicos e atividade docente. São Paulo: Cortez Editora, (pp.15-34).
Pimenta, S. G., & Lima, M. S. L. (2004). Estágio e Docência. São Paulo: Cortez. (Coleção docência em formação. Séries saberes pedagógicos).
Ponte, J. P. Da., Varandas, J. M., & Oliveira, H. (1999). A Internet na Formação de Professores. Atas do Profmat.
Santos, R. F. Dos., Sampaio, P. Y. S., Sampaio, R. A. C., Gutierrez, G. L., & Almeida, M. A. B. De. (2017). Tecnologia assistiva e suas relações com a qualidade de vida de pessoas com deficiência. Revista de Terapia Ocupacional da Universidade de São Paulo, [s.l.], 28 (1), Universidade de São Paulo, Sistema Integrado de Bibliotecas - Sibiusp. Retirado em 09 de junho, 2020 de: http://dx.doi.org/10.11606/issn.2238-6149.v28i1p54-62.
Schuhmacher, V. R. N., Alves Filho, J. De P., & Schuhmacher, E. (2017). As barreiras da prática docente no uso das tecnologias de informação e comunicação. Ciênc. Educ. Bauru, 23 (3), (pp. 563-576).
Silva, S. B. (2012). Da Técnica à Crítica: os Letramentos Críticos na formação de professores de inglês. Porto Alegre: Brejo.
Tardif, M. (2002).Saberes docentes e formação profissional. Petrópolis: Vozes.
Triviños, A. N. S. (1987). Introdução à pesquisa em ciências sociais: a pesquisa qualitativa em educação. São Paulo: Atlas.
Universidade Federal do Ceará (UFC). (2013). Faculdade de Educação. Projeto Pedagógico do Curso de Graduação em Pedagogia – Diurno. Fortaleza. Retirado em 10 de junho, 2020 de: http://www.faced.ufc.br/wp-content/uploads/2018/09/versao-finalde-31-jan-2014-ppc-pedagogia-jan2014-1.pdf.
Vilaça, M. L. C.; & Araujo, E. V. F. De. (2016). Tecnologia, sociedade e educação na era digital. Duque de Caxias: Unigranrio.