As vozes da liberdade: narrativas docentes sobre metodologias ativas na Educação Profissional e Tecnológica

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DOI:

https://doi.org/10.37853/pqe.e202038

Resumo

Este ensaio apresenta uma pesquisa em andamento de Mestrado Profissional que trata das metodologias ativas utilizadas no Instituto Federal Sudeste de Minas Gerais, Campus Muriaé. O referido campus possui um grupo de estudos sobre metodologias constituído pelos docentes e por uma pedagoga (técnica-administrativa), que tem o intuito de amparar suas práticas. A principal questão da pesquisa é saber como as metodologias ativas utilizadas pelos docentes do Instituto Federal Sudeste Minas Gerais, Campus Muriaé, tem contribuído para formação politécnica dos discentes. A presente pesquisa tem por objetivo analisar as práticas docentes de professores que utilizam as metodologias ativas na formação politécnica dos estudantes dos cursos técnicos do Campus Muriaé. Para atingir tal objetivo, optou-se dentro da abordagem qualitativa pela pesquisa narrativa. Deste modo, pretende-se compreender as perspectivas dos docentes, por meio de suas narrativas, com relação à utilização das metodologias ativas no contexto da Educação Profissional e Tecnológica.

Palavras-chave: Metodologias ativas. Educação profissional e tecnológica. Formação integral.

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Publicado

2020-10-17

Como Citar

Possato, B. C. ., & Gato, N. da C. S. . (2020). As vozes da liberdade: narrativas docentes sobre metodologias ativas na Educação Profissional e Tecnológica. Pesquisa E Ensino, 1, e202038. https://doi.org/10.37853/pqe.e202038

Edição

Seção

Dossiê: Tecnologias e Metodologias Ativas nos processos de ensino e aprendizagem