“O Show da Luna!” como ferramenta didática mediadora no ensino de Ciências nos anos iniciais do Ensino Fundamental
DOI:
https://doi.org/10.37853/pqe.e202040Resumo
A pesquisa buscou investigar contribuições da animação O Show da Luna! enquanto estratégia didática para mediar o ensino de Ciências nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Por meio de um levantamento em bases de dados, buscou-se subsídio teórico em artigos relacionados ao ensino de Ciências e utilização de animações como recurso didático. Como encaminhamento metodológico, o estudo se constituiu como qualitativo, na modalidade exploratória-explicativa, além de utilizar-se da análise de conteúdo. Os resultados obtidos foram ordenados conforme a classificação da Base Nacional Comum Curricular, que organiza as áreas das Ciências em três unidades temáticas, sendo todas elas contempladas em O Show da Luna!. Conclui-se, portanto, que o desenho possui potencial como mediador pedagógico no ensino de Ciências, constituindo-se em uma alternativa didática para mediar o ensino, além de auxiliar no cenário atual constituído pela pandemia da Covid-19, uma vez que utilizar tecnologias como mediadoras é fundamental para o ensino remoto.
Palavras-chave: Ensino de ciências. Estratégia didática. O show da Luna!. Mediação.
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