Percursos dos aprendentes ao construírem Narrativas Transmídias a partir da temática - Gênero
DOI:
https://doi.org/10.37853/pqe.e202051Resumo
Esta pesquisa objetiva analisar a cultura participativa de aprendentes nos anos finais do Ensino Fundamental ao criarem Narrativas Transmídias (NT) a partir da temática “gênero” e seus desdobramentos enquanto tema transversal. Adotamos a Teoria ‘Cultura da Convergência’, de Jenkins (2009), cuja caracterização acontece pela convergência das tecnologias massivas e interativas e não de sua sobreposição, como suporte teórico para sustentar o objeto desta pesquisa. Nessa perspectiva, surgem as NTs como forma de narrar histórias em plataformas de mídias. A pesquisa tem abordagem qualitativa, do tipo descritiva e, como caminho metodológico, adotamos o cartográfico que analisa os percursos dos aprendentes ao produzirem NTs, contemplando, assim, a cultura participativa. A coleta de dados das etapas do processo de produção de NTs ocorreu a partir de entrevistas, análise das mídias criadas e de seus discursos. Os resultados surgiram de forma rizomática e a elaboração das NTs caracterizou-se pelo uso de diversas mídias.
Palavras-chave: Cultura da convergência. Narrativa transmídia. Cultura participativa. Método cartográfico.
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