Percursos dos aprendentes ao construírem Narrativas Transmídias a partir da temática - Gênero

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DOI:

https://doi.org/10.37853/pqe.e202051

Resumo

Esta pesquisa objetiva analisar a cultura participativa de aprendentes nos anos finais do Ensino Fundamental ao criarem Narrativas Transmídias (NT) a partir da temática “gênero” e seus desdobramentos enquanto tema transversal. Adotamos a Teoria ‘Cultura da Convergência’, de Jenkins (2009), cuja caracterização acontece pela convergência das tecnologias massivas e interativas e não de sua sobreposição, como suporte teórico para sustentar o objeto desta pesquisa. Nessa perspectiva, surgem as NTs como forma de narrar histórias em plataformas de mídias. A pesquisa tem abordagem qualitativa, do tipo descritiva e, como caminho metodológico, adotamos o cartográfico que analisa os percursos dos aprendentes ao produzirem NTs, contemplando, assim, a cultura participativa. A coleta de dados das etapas do processo de produção de NTs ocorreu a partir de entrevistas, análise das mídias criadas e de seus discursos. Os resultados surgiram de forma rizomática e a elaboração das NTs caracterizou-se pelo uso de diversas mídias.

Palavras-chave: Cultura da convergência. Narrativa transmídia. Cultura participativa. Método cartográfico.

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Biografia do Autor

Climéria Beserra Ramalho, Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)

Master student in Science Teaching (UFRPE). Basic Education Teacher - Escola Conecta. Pernambuco Brazil.

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Arquivos adicionais

Publicado

2020-10-28

Como Citar

Gomes, E. G. da S., & Ramalho, C. B. . (2020). Percursos dos aprendentes ao construírem Narrativas Transmídias a partir da temática - Gênero. Pesquisa E Ensino, 1, e202051. https://doi.org/10.37853/pqe.e202051

Edição

Seção

Dossiê: Tecnologias e Metodologias Ativas nos processos de ensino e aprendizagem