Percursos dos aprendentes ao construírem Narrativas Transmídias a partir da temática - Gênero
DOI:
https://doi.org/10.37853/pqe.e202051Resumen
Esta pesquisa objetiva analisar a cultura participativa de aprendentes nos anos finais do Ensino Fundamental ao criarem Narrativas Transmídias (NT) a partir da temática “gênero” e seus desdobramentos enquanto tema transversal. Adotamos a Teoria ‘Cultura da Convergência’, de Jenkins (2009), cuja caracterização acontece pela convergência das tecnologias massivas e interativas e não de sua sobreposição, como suporte teórico para sustentar o objeto desta pesquisa. Nessa perspectiva, surgem as NTs como forma de narrar histórias em plataformas de mídias. A pesquisa tem abordagem qualitativa, do tipo descritiva e, como caminho metodológico, adotamos o cartográfico que analisa os percursos dos aprendentes ao produzirem NTs, contemplando, assim, a cultura participativa. A coleta de dados das etapas do processo de produção de NTs ocorreu a partir de entrevistas, análise das mídias criadas e de seus discursos. Os resultados surgiram de forma rizomática e a elaboração das NTs caracterizou-se pelo uso de diversas mídias.
Palavras-chave: Cultura da convergência. Narrativa transmídia. Cultura participativa. Método cartográfico.
Descargas
Citas
Aguiar, K. F., & Rocha, M. L. (1997). Práticas universitárias e a formação sócio-política. Anuário do Laboratório de Subjetividade e Política, nº 3/4, 1997.
Bauman, Z. (2009). A arte da vida. Tradução Carlos Alberto Medeiros. Rio de Janeiro: Jorge Zahar.
Brasil. (2006). Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Lei nº. 11.274/2006. Brasília.
Cannito, N. (2010). A televisão digital: interatividade, convergência e novos modelos de negócios. São Paulo: Summus.
Castells, M. (2009). A sociedade em rede. A era da informação: economia, sociedade e cultura. v. 1. 6. ed. São Paulo: Paz e Terra.
Deleuze, G., & Guatarri, F. (1995). Mil platôs - capitalismo e esquizofrenia, vol. 1; Tradução de Aurélio Guerra Neto e Célia Pinto Costa. —Rio de Janeiro: Ed. 34.
Fazenda, I. C. A. (1994). Interdisciplinaridade: história, teoria e pesquisa. São Paulo: Papirus.
Freire, P. (1996). Pedagogia do oprimido: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra.
Gosciola, V. (2002). A Máquina de Narrativa Transmídia: transmidiação e literatura fantástica. Revista Comunicación, nº10, v.1, p.131-139. ISSN 1989-600X
Gosciola, V. (2011). Narrativa transmídia: a presença de sistemas de narrativas integradas e complementares na comunicação e na educação. Quaestio - Revista de Estudos em Educação, Sorocaba, SP, v. 13, n. 2, p. p. 117-126.
Jenkins, H. (2009). Cultura da convergência. São Paulo: Aleph.
Lévy, P. (2000). Cibercultura. 2.ed. São Paulo: Editora 34.
Massarolo, J. C. & Mesquita, D. (2013). Narrativa Transmídia e a Educação: panorama e perspectivas. Disponível em: https://www.revistaensinosuperior.gr.unicamp.br/edi coes/edicoes/ed09_abril2013/NMES _3.pdf. Acesso em: 2 de Jun. 2018.
Massarolo, J. C. & Mesquita, D. (2014). Reflexões teóricas e metodológicas sobre as narrativas transmídia. In: XXIII ENCONTRO ANUAL DA COMPÓS, 2014. Belém, Anais [...]. Belém: Universidade Federal do Pará, 2014. Disponível em: http://www.compos.org.br/biblioteca/reflex%C3%B5este%C3%B3ricasemetodol%C3%B3gicassobreasnarrativastransm%C3%ADdia(jo%C3%A3omassaroloedariomesquita2014)_2241.pdf
Moraes, M. C. (2015). Transdisciplinaridade, criatividade e educação. Campinas: Papirus.
Moran, J. M.; Masetto, M. T.; & Behrens, M. A. (2000). Novas tecnologias e mediação pedagógica. Campinas: Papirus.
Oliveira, M. M. (2016). Como fazer pesquisa qualitativa. 7. ed. Petrópolis, RJ: Vozes.
Passos, E.; Kastrup, V.; Escóssia, L. (org.). (2015). Pistas do método da cartografia: Pesquisa-intervenção e produção de subjetividade. Porto Alegre: Sulina, 207 p. ISBN: 978-85-205-0530-4.
Pêcheux, M. (2012). Análise de discurso. Textos selecionados por Eni Puccinelli Orlandi. 3. ed. Campinas, SP: Pontes.
Pernambuco (2018). Governo do Estado. Currículo de Ciências para o Ensino Fundamental do Estado de Pernambuco.
Pinheiro, N. A. M. (2005). Educação crítico-reflexiva para um ensino médio científicotecnológico: a contribuição do enfoque CTS para o ensino-aprendizagem do conhecimento matemático. Tese (Doutorado em Educação Científica e Tecnológica) - Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis.
Resende, V. L. (2013). A narrativa transmidiática: conceitos e pequenas dissonância. In: VII SIMPÓSIO NACIONAL DA ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE PESQUISADORES EM CIBERCULTURA, 2013. Curitiba, Anais eletrônicos [...]. Curitiba: ABCiber. Disponível em: http://abciber.org.br/simposio2013/anais/pdf/Eixo_5_Entretenimento_Digital /25959arq056381 41600.pdf. ISSN 2175-2389.
Scolari, C. A. (2013). Narrativas transmedia: cuando los medios cuentan. Barcelona: Deusto.