Amorosidade e letramento no CAPS: poéticas transformadoras para a Educação de Jovens e Adultos

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DOI:

https://doi.org/10.37853/202107

Resumo

Este trabalho apresenta o relato de experiência da Oficina Criativa de Letramento desenvolvida no Centro de Atenção Psicossocial I Manoel Dias Neto, nos dias 13, 22 e 27 de novembro de 2019, com o objetivo de dialogar com as práticas de letramento e alfabetização, com base nos estudos de Tfouni (2004) e no método de educação para jovens e adultos proposto por Paulo Freire (1967). Ao culminar em uma produção coletiva de um poema, a Oficina demonstrou as potencialidades criativas de um grupo de adultos letrados, ainda que não alfabetizados, reificando, assim, a importância de o pedagogo ocupar espaços não-escolares para a condução da aprendizagem junto aos cuidados com a saúde mental.

Palavras-chave: Amorosidade. CAPS. EJA. Letramento. Relato de experiência. 

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Arquivos adicionais

Publicado

2021-02-23

Como Citar

Moreira, L. F. N., & dos Santos de Souza, B. L. . (2021). Amorosidade e letramento no CAPS: poéticas transformadoras para a Educação de Jovens e Adultos . Pesquisa E Ensino, 2(2), 202107. https://doi.org/10.37853/202107

Edição

Seção

Dossiê: Abordagens Transformadoras na Educação Jovens e Adultos