Metodologias andragógicas: um relato de experiência do PIBID na Educação de Jovens e Adultos

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DOI:

https://doi.org/10.37853/202117

Resumo

Este trabalho tem por objetivo relatar a experiência do desenvolvimento das metodologias andragógicas aplicadas na modalidade da Educação de Jovens e Adultos (EJA) por licenciandas em Ciências Biológicas/bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) da Universidade Estadual da Bahia-Campus X.  A proposta Curricular da EJA objetiva a equidade no acesso à educação e as metodologias andragógicas, têm como fundamento a compreensão do aluno como adulto e suas especificidades em relação a aprendizagem e aquisição de novos conhecimentos de seu interesse. As vivências no espaço escolar se constituem num laboratório de ensino, sendo necessário articular conteúdos das ciências da natureza com os pedagógicos estudados durante o curso, além de lidar com as dificuldades de relacionamento interpessoal. Nessa experiência, um conflito adicional foi que as especificidades da EJA não são discutidas nos componentes pedagógicos da licenciatura cursada.

Palavras-chaves: Andragogia. PIBID. EJA. Metodologias. Ensino de ciências.

Palavras-chaves: Andragogia. PIBID. EJA. Metodologias. Ensino de Ciências.

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Arquivos adicionais

Publicado

2021-03-08

Como Citar

Silva, M. S. da, Santos, F. R. dos, & Coswosk, Édila D. (2021). Metodologias andragógicas: um relato de experiência do PIBID na Educação de Jovens e Adultos. Pesquisa E Ensino, 2(2), 202117. https://doi.org/10.37853/202117

Edição

Seção

Dossiê: Abordagens Transformadoras na Educação Jovens e Adultos