Metodologias andragógicas: um relato de experiência do PIBID na Educação de Jovens e Adultos
DOI :
https://doi.org/10.37853/202117Résumé
Este trabalho tem por objetivo relatar a experiência do desenvolvimento das metodologias andragógicas aplicadas na modalidade da Educação de Jovens e Adultos (EJA) por licenciandas em Ciências Biológicas/bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) da Universidade Estadual da Bahia-Campus X. A proposta Curricular da EJA objetiva a equidade no acesso à educação e as metodologias andragógicas, têm como fundamento a compreensão do aluno como adulto e suas especificidades em relação a aprendizagem e aquisição de novos conhecimentos de seu interesse. As vivências no espaço escolar se constituem num laboratório de ensino, sendo necessário articular conteúdos das ciências da natureza com os pedagógicos estudados durante o curso, além de lidar com as dificuldades de relacionamento interpessoal. Nessa experiência, um conflito adicional foi que as especificidades da EJA não são discutidas nos componentes pedagógicos da licenciatura cursada.
Palavras-chaves: Andragogia. PIBID. EJA. Metodologias. Ensino de ciências.
Palavras-chaves: Andragogia. PIBID. EJA. Metodologias. Ensino de Ciências.
Téléchargements
Références
Araújo, J. C. S. (2006). Do quadro negro à lousa virtual: técnicas, tecnologia e tecnicismo. In: Veiga, L. P. A. (2006). Técnicas de ensino: Novos tempos, novas configurações. 13-48. Retirado em: 20 de julho, 2020, de: https://aneste.org/do-quadro-negro--lousa-virtual-tcnica-tecnologia-e-tecnicismo.html
Arroyo, M. (2006). Formar educadoras e educadores de jovens e adultos. In: Soares, Leôncio. Formação de educadores de jovens e adultos / organizado por Leôncio Soares. Belo Horizonte: Autêntica/ SECAD-MEC/UNESCO.
Barros, R. (2018). Revisitando Knowles e Freire: Andragogia versus pedagogia, ou O dialógico como essência da mediação sociopedagógica. Educação e Pesquisa, 44 (173244), 1-19. Retirado em: 06 de agosto, 2020, de: https://doi.org/10.1590/s1678-4634201844173244
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES. (2009). Decreto n° 6.755, de 29 de janeiro, 2009. Institui a Política Nacional de Formação de Profissionais do Magistério da Educação Básica, disciplina a atuação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES no fomento a programas de formação inicial e continuada, e dá outras providências. Diário Oficial República Federativa do Brasil, Brasília.
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. (2018). Edital n° 7 de 2018 da CAPES. Define editais e seleções para o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência. Retirado em: 15 de julho, 2020 de: https://www.capes.gov.br/images/stories/download/editais/01032018-Edital-7-2018-PIBID.pdf
Freire, P. (1996). Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática docente. São Paulo: Paz e Terra.
Giusta, A. S. (2003). Concepções do processo ensino/aprendizagem. In Giusta, A. S. & Franco, I. M. (org.). Educação a Distância: uma articulação teoria e prática. Belo Horizonte: Editora PUC Minas.
Knowles, M. (1980). The modern practice of adult education: from pedagogy to Andragogy. Cambridge: Prentice Hall Regents. Retirado em: 24 de abril, 2019, de: https://pdfs.semanticscholar.org/8948/296248bbf58415cbd21b36a3e4b37b9c08b1.pdf
Lei n° 9.394, 20 de dezembro de 1996. (1996). Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional.
Machado, E., & Freitas Silva, S. R. T. de. (2021). A Educação de Jovens e Adultos (EJA) em cena: do oficial ao real. Pesquisa E Ensino, 2(2), 202115. https://doi.org/10.37853/202115
Morais, J., & Ferreira, M. (2014). Profissionalização docente: construindo saberes a partir da prática no PIBID. HOLOS, 5, 112-120. Retirado em: 05 de agosto, 2020, de: https://doi.org/10.15628/holos.2014.2096
Nascimento, F. do, Fernandes, H. L., & Mendonça, V. M. de. (2010). O ensino de ciências no Brasil: história, formação de professores e desafios atuais. Revista HISTEDBR On-Line, 10(39), 225-249. Retirado em: 06 de agosto, 2020, de: https://doi.org/10.20396/rho.v10i39.8639728
Sanceverino, Adriana Regina. (2016). Mediação pedagógica na educação de jovens e adultos: exigência existencial e política do diálogo como fundamento da prática. Revista Brasileira de Educação, 21(65), 455-475. Retirado em: 04 de agosto, 2020, de: https://doi.org/10.1590/S1413-24782016216524
Silva, J. B., & Ploharski, N. R. B. (2011). A metodologia de ensino utilizada pelos professores da eja – 1° segmento – em algumas escolas da rede municipal de ensino de Curitiba. X congresso nacional de educação (EDUCERE). 1646-1660. Retirado em 20 de julho, 2020, de: https://educere.bruc.com.br/arquivo/pdf2011/5067_2554.pdf
Zeichner, Kenneth M. (2008). Uma análise crítica sobre a "reflexão" como conceito estruturante na formação docente. Educação & Sociedade, 29(103), 535-554. Retirado em: 05 de agosto, 2020, de: https://doi.org/10.1590/S0101-73302008000200012