A formação de leitores como caminho para a formação de sujeitos
DOI:
https://doi.org/10.37853/202140Resumo
Este artigo é parte da minha dissertação de mestrado, na qual defendo o ensino de língua portuguesa como uma proposta para a igualdade dos sujeitos da EJA. Dentro do capítulo, que aqui apresento como artigo, busco demonstrar que pensar a formação de leitores como um caminho para a formação dos sujeitos pode e deve se dar em quaisquer esferas da educação, inclusive na Educação de Jovens e Adultos. E que através do trabalho desenvolvido com a literatura é possível promover um aprendizado significativo e produtivo. Para tanto, foi feito um levantamento teórico-histórico sobre a formação da leitura no Brasil, pautado, principalmente, nos estudos de Lajolo e Zilberman (2019) e de Freire (1996). Ao final, é apresentado um relato de experiência acerca de como a literatura está inserida nas turmas de Ensino Médio da EJA na escola em que foi feita a pesquisa, com o objetivo de salientar que, ao ter a consciência do poder da leitura e da literatura, professores e alunos da EJA conseguem transpassar os estereótipos cristalizados pela imagem simplista que é, equivocadamente, associada ao processo de ensino-aprendizagem na EJA na maioria das vezes, especialmente por aqueles que não atuam na área.
Palavras-chave: Literatura e leitura. Ensino Médio. EJA. Formação de leitores. Sujeitos da leitura.
Downloads
Referências
Freire, P. (1996). Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. 42ª reimpressão. São Paulo: Paz e Terra.
Lajolo, M., & Zilberman, R. (2019). A formação da leitura no Brasil. – ed. rev. São Paulo: Editora Unesp.
Lispector, C. (1998). Felicidade Clandestina: contos. Rio de Janeiro. Rocco. Instituto Pró-Livro – Fomento à leitura e acesso ao livro. Disponível em: www.prolivro.org.br Acesso em: 14 de maio 2021.
Lourenço, E. D. T., Araújo, J. R. de., Lopes, P. C. P., Silva, R. L. da., & Capuchinho, A. C. (2021). Monitoria Digital: trabalhando com o resumo acadêmico em tempos de pandemia. Pesquisa E Ensino, 2(2), 202133. https://doi.org/10.37853/202133
Sistema Nacional de Bibliotecas Públicas – Secretaria Especial da Cultura. Disponível em: http://snbp.cultura.gov.br Acesso em: 14 de maio 2021.
Pedralli, R., & Narciso, C. F. (2021). Ensino de língua na Educação de Jovens e Adultos em situação de privação de liberdade de Santa Catarina: entre avanços e lacunas. Pesquisa E Ensino, 2(2), 202108. https://doi.org/10.37853/202108
Arquivos adicionais
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.