A formação de leitores como caminho para a formação de sujeitos

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DOI:

https://doi.org/10.37853/202140

Resumen

Este artigo é parte da minha dissertação de mestrado, na qual defendo o ensino de língua portuguesa como uma proposta para a igualdade dos sujeitos da EJA. Dentro do capítulo, que aqui apresento como artigo, busco demonstrar que pensar a formação de leitores como um caminho para a formação dos sujeitos pode e deve se dar em quaisquer esferas da educação, inclusive na Educação de Jovens e Adultos. E que através do trabalho desenvolvido com a literatura é possível promover um aprendizado significativo e produtivo. Para tanto, foi feito um levantamento teórico-histórico sobre a formação da leitura no Brasil, pautado, principalmente, nos estudos de Lajolo e Zilberman (2019) e de Freire (1996). Ao final, é apresentado um relato de experiência acerca de como a literatura está inserida nas turmas de Ensino Médio da EJA na escola em que foi feita a pesquisa, com o objetivo de salientar que, ao ter a consciência do poder da leitura e da literatura, professores e alunos da EJA conseguem transpassar os estereótipos cristalizados pela imagem simplista que é, equivocadamente, associada ao processo de ensino-aprendizagem na EJA na maioria das vezes, especialmente por aqueles que não atuam na área.

Palavras-chave: Literatura e leitura. Ensino Médio. EJA. Formação de leitores. Sujeitos da leitura.

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Citas

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Publicado

2021-06-29

Cómo citar

Silva, L. A. da. (2021). A formação de leitores como caminho para a formação de sujeitos. Pesquisa E Ensino, 2(2), 202140. https://doi.org/10.37853/202140

Número

Sección

Dossiê: Abordagens Transformadoras na Educação Jovens e Adultos