Na tela do celular: experiência estética infantil em contexto de Pandemia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.37853/202126

Resumo

O presente texto apresenta possibilidades de experiência estética artísticas com um grupo de crianças pequenas da educação infantil em contexto de pandemia Covid-19. Tal situação provoca compreender que mesmo em condição adversa as crianças são capazes de produzir experiências estéticas infantis. Crianças e professora se mantiveram conectadas, e suas motivações se deram por meio de experiências artísticas com obras de artes diversas. Esse caminho se constitui como processo humanizador das relações a luz das contribuições teóricas de Walter Benjamin sobre seu conceito de Experiência, e Lev Vygotsky apoiando com suas teorias sobre Sentido e Perejivanie. O percurso metodológico foi inspirado na Pesquisa Narrativa. Salienta-se ainda, que essas experiências estão sendo utilizadas como dados de uma pesquisa mais ampla realizada pela autora, em ambiente de doutorado em educação. Este estudo trouxe contribuições de experiências de crianças pequenas com a arte que se constituem no jogo, na distração e no desvio.

Palavras – chave: Experiência estética. Educação infantil. Covid-19.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Benjamin, W. (1987). Doutrina das Semelhanças. Obras escolhidas. v. I: Magia e técnica: arte e política. São Paulo: Brasiliense.

Benjamin, B. (2014). A obra de arte na época de sua reprodutibilidade técnica. Tradução e notas Francisco De Ambrosis Pinheiro Machado. Porto Alegre: Zourk.

Brasil. (2013). Ministério da Educação. Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais da Educação Básica. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão. Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica. Conselho Nacional da Educação. Câmara Nacional de Educação Básica Diretoria de Currículos de Educação Integral. Brasília: MEC,SEB, DICEI.

Bolívar, B. A. (2002) “De nobis ipsis silemus”: epistemología de la investigación biográfico-narrativa em educación. Revista Electrónica de Investigación Educativa, México, v. 4, n. 1.

Campos, M. M. (2013) Apresentação. In. Kishimoto, T. M.; Oliveira-Formosinho, J. (Org.). Em busca da pedagogia da infância: pertencer e participar. Porto Alegre: Penso, p. 9-17.

Faria, A.L.G. (1999). A contribuição dos parques infantis de Mário de Andrade para a construção de uma pedagogia da educação infantil In: Educação & Sociedade, ano XX, nº 69.

Nascimento, M. Claraboia. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=qKfDxOuiAEQ. Retirado: 28/08/2020.

Oliveira. F F. (2017)Produção de Sentido e Experiência Estética na Educação Infantil. Dissertação (Mestrado em Educação), 120 f. Universidade Metodista de Piracicaba.

Rinaldi, C. O. (1999). Currículo Emergente e o Construtivismo Social. In: EDWARDS, C.; Gandini, L. & Forman, G.; As cem linguagens da criança: a abordagem de Reggio Emilia na educação da Primeira Infância. Porto Alegre/RS: Artmed, p. 113-122.

Vigotski, L. (2009). A construção do pensamento e da linguagem. Tradução: Paulo Bezerra. São Paulo: Martins Fonte.

Vigotski, l. (2010). Quarta aula: a questão do meio em pedologia. Psicologiapmd. USP, São Paulo, 21(4), 681-701.

Raquel, M. (2020). Quem são as pessoas que não tem internet no Brasil? Brasil de Fato. Disponível em: https://www.brasildefato.com.br/2020/08/10/quem-sao-as-pessoas-que-nao-tem-acesso-a-internet-no-brasil.

Souza, J. L. de, & Geremias, B. M. (2021). Sentidos de morte na literatura infantil e possibilidades de abordagem do tema com crianças em tempos de pandemia. Pesquisa E Ensino, 2(2), 202122. https://doi.org/10.37853/202122

Arquivos adicionais

Publicado

2021-04-07

Como Citar

Oliveira, F. F. de. (2021). Na tela do celular: experiência estética infantil em contexto de Pandemia. Pesquisa E Ensino, 2(2), 202126. https://doi.org/10.37853/202126

Edição

Seção

Dossiê - Narrativas e práticas: educação em tempos de pandemia