A Didática Crítica Multidimensional Emancipadora: pela superação do neotecnicismo

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DOI:

https://doi.org/10.53282/pqe.v1i1.939

Resumo

Este texto tem como objetivo compreender os fundamentos da Didática Crítica Multidimensional Emancipadora como uma das didáticas emergentes que se constitui no movimento de crítica e ruptura com as políticas neoliberais, neoconservadoras e neotecnicista, a favor da formação humana. Buscamos evidenciar também do ponto de vista epistemológico e teórico metodológico a sua importância como possibilidade de práxis pedagógica nos espaços educativos. O trabalho se constitui com uma pesquisa de cunho qualitativo e bibliográfica que iniciou com os estudos realizados no âmbito do Grupo de Pesquisa Didaktiké da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Goiás. Para essa compreensão, debruçamo-nos sobre três textos base de Pimenta, Franco e Fusari (2015), Franco e Pimenta (2016) e Melo e Pimenta (2018), autores que nos últimos anos vêm difundido a perspectiva Didática Crítica Multidimensional Emancipadora no movimento de ressignificação da didática no Brasil.

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Publicado

2022-12-08

Como Citar

Oliveira , S. S. de. (2022). A Didática Crítica Multidimensional Emancipadora: pela superação do neotecnicismo. Pesquisa E Ensino, 3(1), 18–34. https://doi.org/10.53282/pqe.v1i1.939