A Didática Crítica Multidimensional Emancipadora: pela superação do neotecnicismo
DOI:
https://doi.org/10.53282/pqe.v1i1.939Resumo
Este texto tem como objetivo compreender os fundamentos da Didática Crítica Multidimensional Emancipadora como uma das didáticas emergentes que se constitui no movimento de crítica e ruptura com as políticas neoliberais, neoconservadoras e neotecnicista, a favor da formação humana. Buscamos evidenciar também do ponto de vista epistemológico e teórico metodológico a sua importância como possibilidade de práxis pedagógica nos espaços educativos. O trabalho se constitui com uma pesquisa de cunho qualitativo e bibliográfica que iniciou com os estudos realizados no âmbito do Grupo de Pesquisa Didaktiké da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Goiás. Para essa compreensão, debruçamo-nos sobre três textos base de Pimenta, Franco e Fusari (2015), Franco e Pimenta (2016) e Melo e Pimenta (2018), autores que nos últimos anos vêm difundido a perspectiva Didática Crítica Multidimensional Emancipadora no movimento de ressignificação da didática no Brasil.
Downloads
Arquivos adicionais
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.